21/04/2018

Notícia

RBS TV renova programação matinal de domingo

Valorizar novas frentes da cultura gaúcha e inspirar os telespectadores com ações que contribuem para a transformação da sociedade. É a partir desses objetivos que a programação matinal de domingo da RBS TV será renovada no dia 29 de abril. Na data, estreia na emissora uma nova versão do Galpão Crioulo, que evoluiu para valorizar ainda mais a cultura gaúcha, evidenciando o que o Rio Grande do Sul e os gaúchos têm de melhor, e o Compartilhe RS, programa jornalístico que coloca em pauta atitudes positivas para a sociedade.

Desde 1982, o Galpão Crioulo é conhecido por conectar os regionalistas por meio da música e da tradição. A partir do dia 29, o programa passa a valorizar também as histórias, sabores, paisagens e negócios do nosso Estado. O agronegócio e as histórias do campo ganharão destaque especial na programação. “A mudança do Galpão Crioulo é fruto de uma vasta pesquisa que fizemos com o público e com o mercado no ano passado, que reforçaram a importância e o orgulho de falarmos das nossas tradições, da nossa cultura e de tudo que a cerca. O Galpão mantém o que tinha de melhor como atração musical e ganha mais conteúdo de entretenimento e notícias sobre o Rio Grande”, afirma Andiara Petterle, vice-presidente de Produto e Operações do Grupo RBS.

No novo modelo, dividido em quatro blocos, os apresentadores vão mostrar a cultura gaúcha para além do estúdio. Os comunicadores Neto Fagundes e Shana Muller irão visitar locais tradicionais do Rio Grande do Sul, com dicas de turismo. A culinária será representada por reportagens de locais típicos do Estado ou pela presença de chefes de destaque do cenário gastronômico local no programa. Para que o telespectador se informe sobre as notícias do agronegócio, a jornalista de Zero Hora e da Rádio Gaúcha Gisele Loeblein vai ficar responsável por drops de informação sobre o tema. A música segue ocupando lugar de destaque na programação, com artistas gaudérios no estúdio propagando o melhor da música regional produzida no sul do país.

Outra grande novidade para o público são os novos quadros do programa. Em “Causos do Nêgo Veio”, Neto Fagundes conta história engraçadas da sua infância, em Alegrete, no interior do Estado, e das rodas de mate e música que participa frequentemente. Em “Gaúchos nas redes”, serão exibidos os vídeos de riograndenses pelo mundo que tiveram repercussão nas redes sociais.

O público que está fora do Rio Grande do Sul também poderá participar do programa a partir do quadro “Do outro lado do Rio”, com depoimentos que expliquem de que forma lidam com a saudade do Estado. Já em “De mala e cuia”, um convidado especial levará os apresentadores do Galpão para conhecerem cidades do Estado e desvendar a tradição e a história do município. “Cozinha de Galpão”, por sua vez, trará um convidado para apresentar uma receita de algum prato típico da cozinha gaúcha.

A partir do dia 29, a programação da RBS TV também recebe o reforço do programa jornalístico Compartilhe RS. Com apresentação da jornalista Isabel Ferrari e colaboração dos comunicadores Marck B. e Seguidor F., a atração irá ao ar das 6h30 às 7h e vai colocar em pauta ações que contribuem para uma transformação positiva da sociedade. Em formato leve e descontraído, o Compartilhe RS terá ainda um espaço dedicado a música, cultura, e discussões sobre temas atuais. O Campo & Lavoura, que ocupava a faixa de horário, segue integrando a programação como um quadro do Galpão Crioulo. “O Compartilhe RS surge da necessidade e do nosso compromisso em estarmos mais próximos das comunidades, de suas causas e, principalmente, das boas ações e projetos sociais na Capital e no Interior”, destaca Andiara.

Recomendados