20/11/2017

Notícia

Grupo RBS apresenta estudo sobre os gaúchos ao mercado

Entre agosto e setembro de 2017, o Grupo RBS e a Consumoteca uniram forças e mergulharam no universo dos gaúchos para entender o comportamento, os valores, a expectativa de futuro e os hábitos de consumo de quem vive no Rio Grande do Sul. O resultado desse estudo, denominado “Persona – quem são e o que pensam os gaúchos?”, foi apresentado ao mercado e a autoridades na manhã desta segunda-feira (13), em um evento realizado no Theatro São Pedro.

– A RBS tem uma ligação umbilical com o Rio Grande do Sul. Temos o compromisso diário de buscar conhecimento e queremos compreender o que passa na cabeça do gaúcho e da gaúcha. Fazemos isso há 60 anos. Neste ano, decidimos inovar. Coletamos informações a partir de uma grande pesquisa e estamos compartilhando o que descobrimos com instituições e com o mercado –declarou o presidente do Grupo RBS, Eduardo Sirotsky Melzer.

Um dos mais completos levantamentos já realizados sobre a identidade rio-grandense descobriu que existem cinco tipos de perfis entre a população, agrupados conforme a identificação de cada um com a cultura regional: “Gaúcho fiel (35%)”, “Gaúcho raiz (14%)”, “Gaúcho não praticante (24%)”, “Gaúcho exportação (14%)” e “Gaúcho desapegado (13%)”. Desses, 73% valorizam as tradições, ainda que apenas 49% participe. Ao contrário do senso-comum, a pesquisa revelou que os perfis extremos não são diferenciados pela idade, mas sim por fatores como escolaridade, estrutura familiar e renda.

O levantamento foi elaborado a partir de 1,8 mil entrevistas com pessoas de diferentes regiões do Estado. Além disso, 28 pessoas de diferentes cidades, faixas etárias e profissões contribuíram para a pesquisa concedendo entrevistas mais aprofundadas sobre as descobertas. O estudo contou, ainda, com a participação de seis especialistas em cultura e comportamento.

Recomendados