17/01/2018

Notícia

Grupo de Investigação da RBS completa um ano de atuação

Produzir ainda mais conteúdos com alto impacto social, político e econômico, que contribuam para a transformação positiva da sociedade. Foi com esse propósito que, em dezembro de 2016, um grupo de jornalistas premiados do Grupo RBS se reuniu para apurar em profundidade fatos que influenciam a vida dos gaúchos. Um ano depois, o Grupo de Investigação (GDI) da RBS soma 31 investigações veiculadas, que motivaram a abertura de 29 apurações por diferentes órgãos oficiais e seis prêmios estaduais e regionais.

Inspirado no modelo consagrado pela equipe Spotlight, do jornal Boston Globe, o GDI conta com 11 integrantes da Zero Hora, RBS TV, Rádio Gaúcha e Diário Gaúcho, cada um com habilidade em diferentes áreas. Compõem a equipe o editor Carlos Etchichury e os repórteres Adriana Irion, Carlos Rollsing, Cid Martins, Fábio Almeida, Giovani Grizotti, Humberto Trezzi, Jeniffer Gularte, Jocimar Farina, Jonas Campos e José Luís Costa.

– O GDI nasceu de uma iniciativa conjunta de jornalismo investigativo, que acreditamos ser um dos pilares fundamentais da nossa atividade. Investimos em criar um grupo de jornalistas experientes que investigam em profundidade denúncias e histórias que chegam à redação. Em um ano de atividade, o GDI impactou a vida de centenas de gaúchos e já fez história – afirma Andiara Petterle, vice-presidente de Produto e Operações do Grupo RBS.

Recomendados