“Um olhar sobre a Índia: Entre a beleza e o caos” – exposição de Mario Carvalho

COMPARTILHAR

A Quarta Cultural da Biblioteca Sicredi está de volta nesse segundo semestre, trazendo sempre uma exposição de artes visuais – que permanece ao longo do mês vigente – e um sarau, show ou bate-papo diferente a cada mês, sempre com convidados muito especiais.

Mário Carvalho voltou recentemente de uma viagem à Índia, onde se deixou inebriar pela cultura, pelas paisagens, pelos rostos e costumes. “A Índia nos dá uma aula de beleza, caos e tolerância. Com seu povo, seus mitos, palácios, fortes e monumentos milenares, nos proporciona uma lição de vida. O inglês (pela colonização) é a língua mais falada com os estrangeiros, mas são, ao todo, 23 línguas consideradas oficiais e mais de 200 não oficiais. Visitar palácios e monumentos é um forte atrativo, mas ao andar pelas ruas é onde encontramos a verdadeira Índia”, afirma o fotógrafo.

Com mais de um bilhão de habitantes este país, que tem a segunda maior população do mundo, tem imensa desigualdade social onde ainda predomina o sistema de castas. “A falta de saneamento básico não preocupa seu povo que se banha ali mesmo no rio, sem o menor constrangimento. As mulheres entram vestidas para o banho no rio sagrado. Nas ruas, as vacas sagradas, são alimentadas por todos e convivem naturalmente nesse ambiente. Também encontramos sadhus (homens santos), macacos, elefantes, camelos, bicicletas, e um número elevadíssimo de motos e riquixás (pequenos veículos de três rodas) circulando pelas ruas em um trânsito infernal. As buzinas fazem parte do ambiente sonoro e em alguns veículos de transporte urbano inclusive está escrito atrás: “por favor buzine”. Em muitas cidades as pessoas moram nas ruas, cozinham nas calçadas e jogam críquete nos espaços abertos. A Índia é realmente um belíssimo e ao mesmo tempo caótico universo a parte” complementa Mario, que apresenta na Biblioteca Sicredi um recorte do que viu e vivenciou por lá.

A Quarta Cultural é uma iniciativa do Sicredi em parceria com o Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Todos os eventos do projeto são gratuitos e abertos ao público. As mostras podem ser visitadas em horário comercial, de segundas a sextas-feiras, das 9h às 18h, na Av. Assis Brasil, 3940 – térreo.

Um olhar sobre a Índia: Entre a beleza e o caos – exposição de fotos de Mario Carvalho
Abertura dia 08 de agosto – visitação até setembro (data a confirmar)
De segunda a sexta, das 9h às 18h
Biblioteca do Sicredi – Av. Assis Brasil, 3940 – térreo. Porto Alegre
Entrada franca

Trânsito em Delhi

Sadhu(homem santo)
Imagem em destaque: Cerimônia do Fogo em Triveni Ghat