Tramontina é a marca gaúcha preferida no RS

COMPARTILHAR
Foto: De Zotti/Divulgação
Profissionais da Fruki recebem os certificados do Marcas de Quem Decide

Com 23,6% das respostas, a Tramontina é a Grande Marca Gaúcha Preferida do Ano, segundo a pesquisa Qualidata/JC “Marcas de Quem Decide 2019”, realizada no Rio Grande do Sul. A divulgação da 21ª edição aconteceu nesta terça-feira (12), em Porto Alegre. O estudo aponta as marcas mais lembradas e as preferidas pelos gaúchos, em 72 categorias.

Quem vinha liderando esse ranking nos últimos anos era a Gerdau que passou para segunda posição com 13,2% dos votos.

Outra marca que cresceu significativamente foi a Fruki  que estava na quinta posição até o ano passado, em relação a preferência, e subiu para terceiro lugar com 6,9% dos votos.

Na categoria “Refrigerante”, a marca Fruki cresceu cerca de 16 pontos com relação ao ano anterior e consolidou-se na segunda posição, com 35,1% da preferência e 36,2% na lembrança.

“Estes resultados nos incentivam a continuar investindo na qualificação dos profissionais, em muita tecnologia e na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. O certo é que nosso compromisso aumenta ainda mais depois da divulgação destes números”, declarou Nelson Eggers, diretor-presidente da Fruki.

“Preferência é, essencialmente, uma resposta emocional. A pesquisa Marcas de Quem Decide vem provando isso há 21 anos. Em mais de 20% dos setores avaliados, as marcas mais lembradas não são as preferidas ou não estão sozinhas na mesma posição”, explica Paulo Di Vicenzi, diretor da Qualidata e  responsável técnico pela pesquisa Marcas de Quem Decide.  “Os níveis de lembrança das marcas podem ser determinados pelas ações de comunicação, especialmente a publicidade. Já a preferência pode ser influenciada pelo trabalho de logística, pela constância na oferta. Podemos lembrar de uma marca, mas não tem como preferir essa marca se ela não estiver disponível”, complementa.

O estudo, criado e conduzido pela Qualidata, é o único, segundo Di Vicenzi, que mede, simultaneamente, os índices de lembrança e preferência das marcas. “Estudamos essas duas dimensões porque o nível de lembrança, sozinho, é insuficiente para avaliar a força de uma marca. Lembrança é o lado racional, uma resposta da memória, que pode existir mesmo por fatos negativos. Já a preferência exige uma maior aderência, resulta de experiência ou referências mais sólidas”, diz.

A Qualidata disponibiliza um conjunto completo de informações a partir desse estudo. O caderno especial com os resultados e análises do estudo será publicado pelo Jornal do Comércio no dia 29 de março. Na opinião de Di Vicenzi, os gestores das marcas podem visualizar em que regiões do Estado suas marcas precisam de reforço na comunicação ou na distribuição, qual o perfil dos entrevistados que colocam suas marcas para cima ou para baixo, e conhecer a lista de todos os seus concorrentes diretos em cada mercado. “É um verdadeiro mapa para quem quer acertar nas decisões relacionadas à gestão estratégica de marcas”, argumenta.

Grande Marca Gaúcha do Ano

Preferidas:

1ª Tramontina (23,6%)
2ª Gerdau (13,2%)
3ª Fruki (6,9%)
4ª Cia Zaffari (4,6%)
5ª Randon (4%)
6ª Grupo RBS (2,9%)
7ª Marcopolo (2,6%)
8ª Banrisul (2,3%)
9ª Sicredi (2,3%)
10ª Lojas Renner (1,7%)

Mais lembradas:

1ª Gerdau (21,8%)
2ª Tramontina (20,7%)
3ª Fruki (5,7%)
4ª Grupo RBS (4%)
5ª Banrisul (3,4%)
6ª Lojas Renner (3,2%)
7ª Cia Zaffari (2,9%)
8ª Randon (2,9%)
9ª Santa Clara (2,3%)
10ª Marcopolo (1,7%)