SXSW 2019: liderança feminina e pluralidade

COMPARTILHAR
Sandya Coelho, Gerente de Comunicação e Parcerias no GetNinjas

Diante da pluralidade de temas abordados no SXSW, o que despertou a atenção dos participantes, na opinião de Sandya Coelho, relações públicas do GetNinjas, que esteve no festival de Austin, no Texas, foram as discussões em torno das novas tecnologias e suas aplicações práticas. Novas tecnologias para mobilidade urbana, novas formas de trabalho e as novas funções e responsabilidades que devem surgir a partir da evolução destas tecnologias numa nova era digital.
Outro ponto que chamou atenção da RP foi o foco dado à liderança feminina e a pluralidade dentro das empresas. Susa Fowler, ex-engenheira de software do Uber, mostrou o movimento que criou #MeToo para denunciar casos de assédio nas empresas de tecnologia e hoje é editora de tecnologia do New York Times. A atriz Gwyneth Paltrow é outro exemplo que falou sobre a empresa Goop fundada por ela há dez anos.

Ativações criativas no SXSW 2019

Nem só de palestras vive o SXSW. As ativações de marcas como Netflix, Amazon Prime, da revista Wired e Twitter chamaram atenção de Sandya Coelho, relações públicas do GetNinjas. Para promover o novo filme estrelado pela dupla Kevin Costner e Woody Harrelson, The Highwaymen, a Netflix reservou o famoso Bangers Basement para a ação. Na casa decorada com a temática da década de 30, os visitantes precisavam descobrir pistas dos criminosos mais temidos do Texas, Bonnie and Clyde, para somar pontos e trocar por brindes como jaqueta jeans, whiskeira de bolso, relógio, pins e lenços.
Já a Amazon Prime Video montou seu espaço temático a céu aberto para promover a nova série The Good Omens. Recebidos por anjos e demônios, os visitantes tinham que interagir com pelo menos três atividades do jardim para ganhar um prêmio, que era um caderno de capa dura da marca.
A revista Wired fez a ativação Breaking Barriers, em parceria com a ADP. Para simular a superação de obstáculos profissionais, os visitantes escolhiam entre quebrar vidros no teto para fugir de uma sala claustrofóbica ou quebrar relógios na parede para ter mais tempo entre trabalho e vida pessoal ou ainda destruir um cofre para lutar por igualdade salarial.
Para essa edição do SXSW, o Twitter montou um espaço que contava com dois bares e lounges a céu aberto e um palco para apresentações especiais. O destaque ficou para a ação de lançamento do filme ‘Us’ com diversos atores presentes discutindo o enredo do filme.