SKOL convoca marcas a se unirem pela causa LGBTQ+

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Fabio Melo (Bis), Julia Salgado (Trident), Daniel Feitoza (SKOL), Thais Nicolau (BK) e Alvaro Garcia (QDB) - Crédito: Felipe Panfili

SKO. É assim, sem o “L”, que o consumidor de SKOL vai ler o nome da marca nas suas redes sociais em junho. A “perda” de uma letra pode soar como um ato simples, mas vai além de uma mera mudança de design. Patrocinadora da Parada do Orgulho LGBT em São Paulo pelo terceiro ano seguido, a cerveja vai doar a letra que fecha seu nome e que inicia a sigla, para chamar atenção para a importância das diversas comunidades e também dos aliados à causa.

Para amplificar essa conversa, SKOL convidou outras marcas, que também acreditam na construção de uma sociedade que valoriza o respeito, a igualmente doar parte de seus nomes para a causa. Juntas elas formarão a sigla LGBTQ+. Burger King com o “G”, Bis com o “B”, Trident com o “T” e quem disse, berenice?, com o “Q” são as primeiras parceiras nesta ação que não é apenas simbólica: todas as marcas aliadas farão doações reais a quatro instituições que fazem a diferença e ajudam de fato na luta pelos direitos LGBTQ+, como Casinha, Todxs e os coletivos Não Desculpo e Transformação. A ação #MarcasAliadas é uma criação da agência F/Nazca Saatchi & Saatchi.

Outras #MarcasAliadas que também quiserem doar para essas instituições e se tornarem parceiras desse movimento podem procurar SKOL pelo site ou nas páginas da cerveja no Twitter ou Facebook até o dia 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBT. Não há um limite para marcas que queiram se aliar: quanto mais empresas se juntarem, melhor. Ao fim da campanha, todo o valor arrecadado pelos aliados será dividido entre as quatro instituições parceiras.

A iniciativa nasceu em junho de 2017, quando SKOL celebrou o Dia do Orgulho LGBT com o filme “Mãos“, um convite para que todas as pessoas que tem um compromisso com a bandeira do respeito também vistam essa camisa e se tornem aliadas à causa. Agora, com a campanha #MarcasAliadas, a intenção é dar ainda mais voz a esse movimento que enfrenta desafios diários para superar o preconceito na sociedade.

Em 2017, a Skol doou parte das vendas de suas latas na Parada para a Casa 1, um espaço de abrigo e cultura LGBT que se tornou símbolo de resistência e de luta pela causa em São Paulo.  A entidade serve de moradia para pessoas LGBT que foram expulsas de casa em decorrência de sua orientação sexual ou identidade de gênero e também de ponto de encontro para palestras, aulas de línguas e outras ações para ampliarem as opções da população LGBT em situação vulnerável, e esse ano, por indicação do projeto, SKOL vai ajudar a Casinha, projeto irmão e parceiro da Casa 1 que está começando seus trabalhos no Rio de Janeiro. Neste ano, Burger King, Bis, Trident e quem disse, berenice? se comprometeram a reunir doações em prol das ONGs parceiras.

Outra instituição que receberá o apoio das #MarcasAliadas é a startup ​social sem fins lucrativos Todxs. Com 90 membros espalhados pelo país, a organização tem o compromisso de combater a LGBTIfobia no Brasil por meio da tecnologia e inovação. Uma das suas iniciativas, o TODXS App, mapeia atos de cunho LGBTIfóbico no Brasil – possibilitando que o usuário registre a sua denúncia, informe-se sobre seus direitos e leis de proteção LGBTI+ no país, e também descubra organizações de apoio na sua região. O aplicativo está ligado ao Ministério de Transparência e Controladoria Geral da União e auxilia na construção de uma rede que ajuda a criar melhores políticas públicas para o Brasil.

O Coletivo Não Desculpo, grupo de lésbicas que lutam contra os estigmas, estereótipos, discriminação e preconceito contra mulheres lésbicas ou bissexuais também receberão o apoio pela primeira vez. “Estamos buscando ampliar a perspectiva de como falar das coisas que nos afligem e uma das nossas vontades é levar o debate também à periferia porque entendemos que a nossa sexualidade, enquanto mulheres lésbicas e bissexuais é fetichizada, infantilizada e invisibilizada. Precisamos ampliar esse diálogo, já que nos fazer ouvir pode ser o início do rompimento do ciclo de violência, na qual muitas mulheres estão subjugadas”, afirma Paula Morais, uma das quatro mulheres à frente do coletivo.

A quarta ONG que será beneficiada é o Coletivo Transformação, composta por alunos e professores do Cursinho Popular Transformação, um curso preparatório para pessoas trans prestarem o ENEM. O projeto promove educação e cultura para pessoas transgêneras, travestis e não binárias em aulas no centro de São Paulo e teve três alunos aprovados no vestibular em 2017. Hoje atende 18 pessoas. A ajuda das marcas aliadas vai expandir essa capacidade. “Hoje temos professores voluntários e com algumas doações conseguimos transporte e alimentação para os alunos. Essa parceria nos ajudará a atingir mais pessoas e isso é o mais importante para nós”, disse Lucy Lazuli, coordenadora do Transarau e aluna do cursinho.

Ficha técnica:
AGÊNCIA: F/Nazca Saatchi & Saatchi
CLIENTE: Ambev
PRODUTO: Skol
TÍTULO: #MarcasAliadas LGBTQ+
1a DATA: 27/05/2018
DIREÇÃO GERAL DE CRIAÇÃO: Fabio Fernandes
DIREÇÃO DE CRIAÇÃO:  Pedro Prado | Rodrigo Castellari
CRIAÇÃO: Rodrigo Adam | Dudu Barcelos
ATENDIMENTO: Ricardo Forli | Thiago Iusim | Beatriz Almonacid |
Luiz Gama | Aline Pacheco | Rafael Franceschini | Antônio Salgueiro
MÍDIA: Mauricio Almeida | Fernando Nogueira | Amaury Magalhães | Bruna Guise | Marina Signori | Luiza Oliveira
PLANEJAMENTO: Rita Almeida | Danilo Lima | Giovana Orlandeli | Rafael Moura
CONTEÚDO: Fernanda Fontes | Rafael Venturelli | Gabriela Moura | Nabil Carone | Ana Paula Martinelli
B.I.: Diego Mattera | Verônica Zanuzzo
PRODUÇÃO GRAFICA: Jomar Farias | Leandro Ferreira
ARTBUYER: Edna Bombini | Juliana Gardim
APROVAÇÃO (AMBEV/SKOL): Paula Lindenberg | Maria Fernanda Albuquerque | Daniel Feitoza | Kim de Moraes | Mariana Bier
APROVAÇÃO (MONDELEZ/TRIDENT): Renata Vieira | Maximiliano Diaz | Julia Salgado | Isabella Arão
APROVAÇÃO (MONDELEZ/BIS): Fabio Melo |Caio Colzi | Julia Santos
APROVAÇÃO (quem disse, berenice? ): Álvaro Garcia | Juliana Perna | Natasha Sanchez de Paula
APROVAÇÃO (BURGER KING): Ariel Grunkraut | Thais Nicolau | Natalie Bursztyn | Bruna Yoshida
CONSULTOR DE COMUNICAÇÃO E DIVERSIDADE: Ricardo Sales