HP recria capas de livros de escritoras com pseudônimos masculinos

COMPARTILHAR

Muitas autoras legaram importantes obras de literatura e não puderam publicar os seus livros com os seus próprios nomes. Enfrentando os preconceitos da época, disfarçavam-se sob pseudônimos masculinos para serem levadas a sério por suas famílias, pela sociedade e pelo mercado editorial, que explorava o talento feminino, enquanto escondia a sua existência. Com o intuito de retratar este equívoco histórico, afirmar a persistência dessas escritoras e convidar a pensar sobre o tema, a HP lança OriginalWriters. O projeto recria as capas de livros com os nomes originais de suas autoras e valoriza as produções dessas mulheres.

Nesta etapa inicial, OriginalWriters refaz as capas de sete obras de sete escritoras do século 19 e do começo do século 20, que finalmente levarão os seus verdadeiros nomes na capa. Histórias que acabariam por perder-se no tempo agora contadas como de fato aconteceram. Assim, George Sand dá lugar à Amandine Dupin na capa de “Valentine”; Fernán Caballero se revela Cecilia B. Larrea em “La Gaviota”; Raoul de Navery se mostra Eugénie-Caroline Saffray em “A Filha do Bosque”; George Eliot é, na verdade, Mary Ann Evans em “How Lisa Loved the King”; Vernon Lee se torna Violet Paget em “The Spirit of Rome”; sai André Léo e entra Victory L. Béra em “Les Deux Filles de Monsieur Plichon” e, por fim, Pierre de Coulevain aparece como Jeanne Philomène Laperche em “Eve Triumphant”.

Engana-se quem pensa que essas são histórias restritas a um passado distante: J. K. Rowling, a reconhecida autora da saga de best-sellers Harry Potter, conta ter utilizado apenas as inicias de seu nome, suprimindo o “Joanne”, para ter seu primeiro livro publicado. Segundo os agentes literários, seria melhor esconder do público-alvo de Harry Potter, composto principalmente por jovens do sexo masculino, que a história havia sido escrita por uma mulher.

OriginalWriters tem criação da AlmapBBDO e faz parte da plataforma de comunicação “O que é importante, você imprime com os Cartuchos Originais HP”, que reforça os diferenciais da tinta original HP, como o seu desenvolvimento em 5 anos de pesquisa. Todas as obras estão inteiramente disponíveis (capa e páginas internas) para serem lidas, baixadas e impressas gratuitamente na plataforma do projeto. No site também é possível ler breves resumos sobre as trajetórias de vida das autoras, chamando a atenção ao contexto em que os seus livros foram publicados. As obras sem edição em Língua Portuguesa preservam a sua originalidade, sendo mantidas no idioma de suas primeiras edições.

0203

Ficha técnica:
Anunciante: HP
Título: OriginalWriters
Produto: Cartuchos Originais HP
Agência: AlmapBBDO
Diretor Geral de Criação: Luiz Sanches
Diretor Executivo de Criação: Bruno Prosperi
Diretores de Criação: Rynaldo Gondim, André Gola, Benjamin Young, Keka Morelle, Marcelo Nogueira, Pernil.
Criação: Bruno Pereira, Eduardo Vares, Rafael Gil, Rodrigo Almeida
Diretora de Conteúdo: Chris Mello
Content Producer: Marcelo Pignatari Rosa, Ana Conrado
RTVC:  Vera Jacinto, Diego Villas Bôas, Leonardo Damasceno e Tatiana Martins
Direção de Criação Digital: Luciana Haguiara
Head of Art de Digital: Pedro Burneiko
Criação Site: Eduardo Gooda
UX Designer: Rhyan Molinari
Diretor de Tecnologia: Eduardo Bruschi Cardoso
Gerente de Projetos: Mayra Otsuka
Produtora de Tecnologia: Base Digital
Produtora: Malabar Filmes
Direção: Albert Kinkle
Assistente de Direção: Nicolas Breno
Fotografia: Daniel Moraes
Diretor de Arte: Ronaldo de Cena
Produção: Jade Vilaça
Pós-Produtora: Malabar Filmes
Montador: Gustavo Shrank e Fábio Salvador
Efeitos: Gustavo Shrank e Fábio Salvador
Color Grading: Juba Perrone
Produtora de áudio: Cabaret
Maestro: Bruno Guanabara
Produção musical e sonoplastia: Lucas Comparato
Mixagem: Gab Scatolin
Atendimento: Ingrid Lopes
Locutor: Lavínia Lorenzon
Atendimento: Filipe Bartholomeu, Alexandre Grynberg, Maysa Oliveira, Felipe Elias Oliveira, Marcelo Porto, Thamy Ortiz, Caio Perez
Planejamento: Cintia Gonçalves, Sergio Katz, Felipe Masson, Ana Beatriz Nunes
Mídia: Fabio Cruz, Marcelo Carmim
Relações Públicas: Annamaria Marchesini, Tiara Vaz
Aprovação: Nara Marques