Santander Cultural inaugura ETNOS – faces da diversidade

COMPARTILHAR

O Santander Cultural inaugura, dia 15 de agosto, a exposição ETNOS – faces da diversidade. Com curadoria de Marcello Dantas, a mostra reúne uma coleção de 173 máscaras, que incluem desde peças ritualísticas africanas, figurinos do teatro  japonês, máscaras do Carnaval Veneziano e Colombiano, máscaras das culturas coreanas, chinesas e indígenas das Américas, até máscaras do cosplay, do cinema e da cultura pop. O recorte inclui peças originais da artista islandesa Bjork e dupla de música eletrônica Daft Punk.

A ideia de ETNOS é reconhecer, por meio das máscaras, a diversidade cultural em que hoje convivemos no planeta e, ao mesmo tempo, identificar, dentro de tanta diferença, algo em comum em nossa essência humana – um mote tão desafiador quanto sutil.

Com sua leitura no horizonte, apresentamos uma extensa coleção de exemplares em uso na atualidade: das máscaras ritualísticas africanas às do Teatro Nô japonês, dos artefatos do Carnaval de Veneza e da Colômbia a peças coreanas, chinesas e de culturas ameríndias. Justapondo essas trajetórias longínquas no tempo, há igualmente máscaras de fetiche, de contraventores contemporâneos, e várias oriundas da cultura pop, como do cinema e do cosplay. A premissa é que elas participem de rituais vivos na atualidade – no sentido mais amplo daquilo que hoje pode ser reconhecido como ritual. A diversidade existe dentro do tempo contemporâneo, que é simultâneo – na sucessão de tempo, ela não apresenta desafio algum.

ETNOS – faces da diversidade
Curadoria Marcello Dantas
Grande hall Santander Cultural

ETNOS – faces da diversidade | Curadoria Marcello Dantas
Grande hall Santander Cultural
Abertura para convidados: 14 de agosto, terça-feira, das 19h às 21h
Período: 15 de agosto até 7 de outubro
Santander Cultural
Rua Sete de Setembro, 1028 | Centro Histórico | Porto Alegre RS

Ravana do Chhau de Purilia –  Fundação Oriente-Museu do Oriente Coleção Kwok On Lisboa

  

Moo Gums (Crooked Beak) Coleção Galeria Fazakas
Foto em destaque: Daft Punk- Luccas Villela