Página Inicial » Revista » Edição 145 » Entrevista
Carlos Fehlberg

 

 

Carlos Machado Fehlberg é médico da turma de 1958. Nunca tratou ninguém. Porque em 1954 já era jornalista e nas redações ficou. Foi colunista político, secretário de imprensa do governo Médici, diretor da Zero Hora e depois do Diário Catarinense. Hoje, está aposentado em Florianópolis, mas ativo. “Tenho quase 80 anos, mas escreve todos os dias e tenho a melhor biblioteca política do Sul. Dois livros são sobre a Dilma”, disse num dos telefonemas que trocamos. E depois da entrevista, mandou mais histórias vividas.

Não resumimos quatro décadas de jornalismo político, mas o que conversamos serve muito de aprendizado.

 

Tu iniciaste no jornalismo em agosto de 1954?

Um pouquinho antes. Mas fiz a cobertura da morte do Getúlio Vargas. À tardinha tava toda a polícia na rua, foi um quebra-quebra forte, eu salvei o meu jornal na época.

 

Iriam incendiar o Jornal do Dia também, como fizeram com o Diário de Notícias?

Os meus rolos começam lá. O Jornal do Dia iria ser queimado, eu estava começando e me meti no meio da história. Eu já estava, à época, na Faculdade de Medicina.

 

Essa é uma curiosidade. Tu és médico, não te formaste em jornalismo?

É que a Faculdade de Medicina era extremamente politizada. Tinha professores como Décio Martins Costa, que foi candidato a governador, Rubens Maciel era presidente do Partido Socialista Brasileiro, Carlos Brito Velho, que foi senador, Raul Pilla. Era uma faculdade que respirava política. Tem muita coisa interessante. O Getúlio, quando foi eleito presidente do Estado, em 1928, não tomou posse no Palácio Piratini, mas no salão nobre da Faculdade de Medicina. A medicina gerava muito político. Médico que ia para o interior fazia um grande trabalho e voltava deputado. Eu estava em constante conversa com essas pessoas. 


Entrevista na íntegra na revista Press Advertising.


 
Marco Schuster
Editor
marcoschuster@terra.com.br
|ANTERIORES
Roberto Duailibi
Flávia Moraes
NELSON EGGERS
Victor Hugo
|TODOS PUBLICADOS
|LEIA TAMBÉM
Entrevista:
Roberto Duailibi
Vida de Criativo:
Cláudia Tajes
Vida de Repórter:
Paulo McCoy Lava

 


REVISTA PRESS ADVERTISING
EXPEDIENTE | ANUNCIE | FALE CONOSCO