Unimed Porto Alegre conquista o mais alto nível de excelência em Acreditação ONA

148
COMPARTILHAR

A Unimed Porto Alegre conquistou o mais alto nível de excelência pela Acreditação ONA, que utiliza métodos para avaliar e certificar, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde.

Para o presidente do Conselho de Administração da Unimed Porto Alegre, Flávio da Costa Vieira, o reconhecimento é o resultado de um trabalho que está alinhado com o propósito da cooperativa de cuidar das pessoas. “Esta é uma conquista que muito nos orgulha e confirma a importância de mantermos a excelência na nossa operação e o cuidado com os nossos pacientes e colaboradores”, ressalta.

O Centro de Oncologia, Imagem e o Laboratório da cooperativa atingiram o Nível 3 da avaliação, que exige altos índices de padrões de qualidade e segurança, gestão integrada e padrões da Organização Nacional de Acreditação (ONA) de Excelência em Gestão, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional. A auditoria dos processos pela Instituição Acreditadora Det Norske Veritas (DNV) aconteceu entre os dias 14 e 18 de setembro, de forma totalmente online por conta da pandemia. O novo formato elevou ainda mais o nível de criticidade na realização da auditoria.

A primeira Acreditação ONA foi obtida em janeiro de 2014, quando os serviços do Centro de Oncologia e Infusão e Centro de Diagnóstico por Imagem, unidades Shopping Total e Moinhos de Vento, receberam a certificação Nível II – Acreditado Pleno. No ano seguinte, houve nova avaliação externa para a Recertificação da Acreditação, que concedeu novamente a certificação Nível II – Acreditado Pleno, com validade de 2 anos. Em janeiro de 2016 foi a vez do Laboratório Unimed receber um diagnóstico organizacional. A nova avaliação externa foi realizada em dezembro de 2017 e concedeu Nível II – Acreditado Pleno ao Laboratório. Entre os anos de 2017 e 2019, se manteve os certificados.

O reconhecimento no Nível 3 – Acreditado com Excelência foi conquistado pelo Centro de Oncologia, Imagem e o Laboratório Unimed depois que os altos índices exigidos pela ONA foram alcançados. Tais índices determinam o cumprimento ou superação em 90% ou mais dos padrões de qualidade e segurança; em 80% ou mais dos padrões de gestão integrada; e em 70% ou mais dos padrões ONA de Excelência em Gestão.