Simplificação de texto para jornalistas será tema do Mural de Ideias do SBT

616
COMPARTILHAR

O Mural de Ideias do Jornalismo do SBT no Rio Grande do Sul terá como tema a simplificação de texto. No dia 19 de julho, 13hs, a especialista em Ensino de Língua Portuguesa, Ester Motta, vai ajudar os jornalistas da emissora a formatar e simplificar textos para facilitar a compreensão da maioria da população.

“A ideia do estudo é propor ‘rampas de acesso’ feitas de palavras para facilitar a leitura das pessoas. Assim, poderemos colaborar para aumentar o direito de acesso à informação para quem tenha menos estudo e pouco experiência de leitura”, resume Ester.

Ester Motta trabalhou de 1984 a 2014 como Taquígrafa e Revisora Linguística do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Desde 2000, ministra cursos de aperfeiçoamento em Língua Portuguesa em escolas judiciárias do país. A pesquisa de doutorado em Estudos da Linguagem pela UFRGS insere-se no Grupo de Pesquisa Acessibilidade Textual e Terminológica, coordenado pela Profa. Dra. Maria José Bocorny Finatto.

O circuito de encontros do Mural de Ideias do SBT RS acontece mensalmente e é exclusivo para os colaboradores da emissora. Debates sobre política, esporte, meio ambiente, mundo digital e noções jurídicas já foram tema do evento nos últimos 3 anos.