R7 acompanha a evolução da pandemia do novo coronavírus trazendo informações de qualidade para a população

308
COMPARTILHAR
O portal R7 abriu ontem no Instagram e no Facebook um canal para as pessoas enviarem dúvidas sobre o novo coronavírus covid-19. Entre as principais dúvidas e muitos comentários enviados, estão a forma de contágio e como é o tratamento do coronavírus. As principais questões foram respondidas e o link está disponível na bio do R7, no Instagram.

A equipe do portal também preparou um podcast especial do ‘Resumo R7’ respondendo às questões com a ajuda de uma médica infectologista, que explicou por que pessoas com diabetes, hipertensos, imunossuprimidos, asmáticos ou idosos correm mais risco. As demais perguntas estão em triagem e serão respondidas pautando matérias ao longo da semana.

O interesse por temas relacionados ao coronavírus teve crescimento expressivo no R7 e registrou 17 milhões de visualizações de matérias no portal só nesta semana, reforçando o empenho do time em trazer informações de qualidade para a população.

O R7 criou um canal especial desde o começo da cobertura da pandemia, no qual traz notícias factuais, dados, números e orientações para a população. Outras sessões como ‘Mitos e Verdades’ e ‘Perguntas e Respostas´, trazem um olhar do jornalismo sério para questões que estão sendo compartilhadas sem checagem, trazendo uma curadoria assertiva.

“As pessoas estão interessadas no factual e neste momento em que muitas fake news são compartilhadas, buscam um portal em que confiam, querem confirmar as notícias que recebem. E o nosso papel no R7 é esse, traduzir a linguagem técnica e científica, buscar referências em fontes como a Organização Mundial de Saúde, e, contar com a opinião de médicos e especialistas”, comenta Patrícia Junqueira, editora-executiva do R7.

Uma força tarefa na redação traz o conteúdo que vai além do factual, envolvendo todas as editorias na cobertura da pandemia. O R7 traz matérias que impactam na nova rotina: trabalho em home office, opções de brincadeiras para fazer com os filhos em casa, cuidados com os pets, como continuar estudando e organizar as tarefas, dicas para se exercitar e abordagem de temas sobre saúde mental, além de ações de solidariedade.

Boletins diários do ‘Jornal da Record’ disponibilizados em multiplataformas e no R7, além de vídeos de matérias dos programas jornalísticos da emissora, trazem atualizações sobre a epidemia em todo o país.

Infográficos sobre os sintomas e sobre medidas de prevenção, como uso de álcool gel, sabão e isolamento, com linguagem simples e facilmente compartilháveis, também estão disponibilizadas nas redes sociais do R7, tentando incentivar o compartilhamento de informações corretas. Para trazer esta ampla cobertura para a população, os próprios jornalistas estão redobrando cuidados e fazendo pautas por telefone ou vídeos, evitando expor a equipe e seus colaboradores.

O R7 também conta com conteúdo de parceiros e influenciadores, como Tom Bueno, que reúne no canal ‘Um Diabético’ dicas e alertas feitos por médicos e especialistas.