BuzzFeed vence o Prêmio Petrobrás de Jornalismo para inovação

COMPARTILHAR
Crédito: Arquivo pessoal/Reprodução

BuzzFeed Brasil e o repórter Chico Felitti venceram na noite de ontem o Prêmio Petrobrás de Jornalismo na categoria Inovação, com a grande reportagem Fofão da Augusta? Quem me chama assim não me conhece, publicada no ano passado. A premiação ainda reconhece o trabalho de edição de Graciliano Rocha e Mauro Albano.

A investigação, que levou mais de 4 meses e contou com dezenas de entrevistas e pesquisa documental, aprofundou-se na vida de Ricardo Corrêa da Silva (1957-2017), um artista homossexual que viveu nas ruas de São Paulo e se tornou conhecido na zona boêmia da cidade. “A maior realização dessa matéria foi ver as pessoas chamando Ricardo pelo nome [e não pelo apelido que detestava]. E ver também que há espaço na internet para histórias de fôlego”, disse Felitti.

O editor do BuzzFeed News no Brasil, Graciliano Rocha, destaca que a reportagem desmonta alguns “mitos” sobre jornalismo online. O principal deles é que textos teriam supostamente de ser curtos e de leitura rápida. A reportagem vencedora exige cerca de 40 minutos de atenção do leitor e, poucas horas depois da publicação, atingiu mais de um milhão de leitores.

Felitti procurou amigos, familiares, colegas e conhecidos de Ricardo, e resgatou aspectos fundamentais da vida desse personagem, descobrindo sua verdadeira identidade e história, que teve seu momento de glória e acabou nas ruas da megalópole brasileira.
“O BuzzFeed News acredita e exerce um jornalismo de critérios e qualidade através de todos os profissionais com quem trabalhamos. Estamos muito felizes com este prêmio à reportagem de Chico Felitti para o BuzzFeed News que tocou o Brasil”, diz Manuela Barem, editora-chefe do BuzzFeed Brasil.

Leia a matéria vencedora do BuzzFeed Brasil na íntegra clicando aqui.