O espírito das confrarias retratado no livro que será lançado em Porto Alegre

223
COMPARTILHAR

Da Idade Média ao Bar do Beto em uma história de parceria e bom humor é o que retrata o livro “Confraria 1523”, a ser lançado dia 7/12 no mezanino do bar, na avenida Venâncio Aires, 876, com sessão de autógrafos das 18h às  22h.

Editado com os conteúdos em formato de cardápio, o livro tem a participação dos dez confrades e confreiras de uma irmandade que nasceu na TVE/FM Cultura na gestão do presidente Vieira da  Cunha (1995-98) e resiste até  hoje com encontros periódicos, interrompidos apenas durante a fase aguda da pandemia. São eles Lais Porcellis, Liana Zogbi, Antonio Bavaresco Jr, Charles Tizato, Eduardo Vital,  Flávio Dutra,  José Antonio Vieira da Cunha, Pedro Macedo, Sérgio Rotta  e Flávio Porcello (in memorian).  “Confraria 1523” deveria ser lançado em abril de 2020, o que não ocorreu devido também a pandemia. No lançamento, Porcello será representado pela filha Paula, também jornalista.

Com prefácio do Anonymus Gourmet, a edição começa relatando o surgimento das confrarias, ligadas às ordens religiosas na Idade Média, estabelece uma linha do tempo de evolução dessas irmandades, a chegada ao Brasil no século 16, recorda os mais famosos grupos de diversas atividades, incluindo os que fizeram história no Rio Grande do Sul e os que ainda resistem, até chegar à Confraria 1523 com seus encontros no Bar e na sede do Sindifisco, na Zona Sul. Além de divertidas histórias, o livro celebra o espírito que congrega as boas confrarias.  Como bônus, apresenta receitas dos principais pratos servidos nos encontros e uma sugestão de drinque.

Lançamento do livro “Confraria 1523”
Quando:  07/12, terça-feira
Onde: Bar do Beto, av. Venâncio Aires, 876
Horário: das 18h às 22 h
*Indispensável o uso de máscara durante a sessão de autógrafos