Novo Jornal do Almoço entra no ar nesta segunda-feira (19)

509
COMPARTILHAR

Produzido e exibido bem para os gaúchos, o Jornal do Almoço vai ao ar na segunda-feira (19) cheio de novidades, com avanços na produção do conteúdo – mais dinamismo, agilidade e flexibilidade de troca entre cada região – e cenários reformulados. A iniciativa integra um projeto de quatro anos da empresa, que está investindo R$ 60 milhões na atualização de equipamentos e novos estúdios, possibilitando ainda mais conexão entre os gaúchos. Os telejornais Bom Dia Rio Grande e RBS Notícias também terão atualizações.

O Jornal do Almoço que o público vai conferir na RBS TV a partir desta segunda é resultado de uma pesquisa que foi realizada ainda em 2018, quando a emissora ouviu pessoas de todos os cantos do Rio Grande do Sul para entender o que elas esperavam do telejornal e, a partir dos inputs, renovar o formato e o conteúdo da atração.

Mais opinião e debate entre os apresentadores foi um dos pontos solicitados pelo público. Para atender à demanda e trazer ainda mais proximidade para o Jornal do Almoço, o programa passa a contar com novos participantes ao lado da apresentadora Cristina Ranzolin. São eles: Giane Guerra, Paulo Germano, Pedro Ernesto Denardin e Tulio Milman. A proposta é que ao menos dois jornalistas participem do telejornal por dia – a escolha dos representantes dependerá exclusivamente dos assuntos do momento.

Quando o tema for economia, por exemplo, Giane Guerra será presença garantida na bancada no telejornal. Já Paulo Germano falará sobre Porto Alegre, Pedro Ernesto sobre esporte, e Tulio Milman sobre política em um viés mais voltado para o Rio Grande do Sul. Eventualmente, o quarteto poderá se manifestar sobre outros temas de interesse do público.

Reforçar a presença nas comunidades foi outro pedido dos gaúchos. Para gerar ainda mais conexão com o público e representar cada uma das comunidades do Estado, o novo Jornal do Almoço também estreia com novidades no time de repórteres. Na data, estreiam no telejornal cinco novas contratações que vão ampliar a presença da RBS TV no Interior: Augustine Timm (Rio Grande), Jewison Cabral (Alegrete), Juliano Castello (Cruz Alta), Lucas Delgado (Uruguaiana) e Viviane Lara (Cruz Alta).

As cidades de Alegrete, Bento Gonçalves, Ijuí, Novo Hamburgo e Santana do Livramento passam a ter correspondentes. Os repórteres estarão abastecidos com equipamentos de captação ágeis e modernos, ampliando as possibilidades de cobertura de notícias em todas as regiões e respondendo aos pedidos dos gaúchos de mostrar ao vivo os principais fatos do Estado.

Outra grande novidade é o aumento do tempo médio dos jornais locais do Interior, que passa a ser de 20 minutos – hoje esse tempo varia entre cinco e 12 minutos – no Jornal do Almoço, com exceção de Santa Cruz (serão oito minutos). A iniciativa contempla a sinalização de aumento de tempo para assuntos regionais, assim como a participação permanente das praças por telas no cenário.

Para deixar o público a par das novidades, uma campanha focada nas inovações do telejornal está sendo veiculada desde o dia 1º de agosto, data em que foram anunciadas as novidades. O material publicitário foi dividido em três fases: a primeira, teaser, trouxe a informação de que vem aí um Jornal do Almoço com mais tempo, proximidade e dinamismo para os telespectadores. Já a segunda fase, quese inicia nesta segunda-feira (19), traz a Cristina Ranzolin e os novos comentaristas como protagonistas da campanha. Por fim, a fase de sustentação trará, a partir do início de setembro, os correspondentes que serão a cara da RBS TV no Interior. A campanha, assinada pela agência Ideia da Silva, é um desdobramento do conceito “Bem pra ti”.

Outras mudanças envolvem os demais telejornais da RBS TV. A partir das 6h de segunda, o Bom Dia Rio Grande estreia o novo estúdio da emissora, modernizado com uma tecnologia contemporânea e flexível, permitindo representar cada uma das comunidades do Estado. O novo cenário contempla uma nova bancada e telas interativas, que vão possibilitar a exibição de conteúdos produzidos com a contribuição do público por redes sociais e mensagens. Às 19h10, o RBS Notícias se muda para o estúdio e deixa de ser transmitido da redação da RBS TV, passando a usufruir da nova tecnologia disponível.