Morre Adelino Colombo, fundador da Lojas Colombo

367
COMPARTILHAR

É com muito pesar e imensa tristeza que o Grupo Colombo comunica o falecimento do seu fundador e presidente do Conselho Administrativo, Adelino Colombo, aos 90 anos

Nesta sexta-feira, 15 de outubro, por volta 11h40mim, faleceu, aos 90 anos, o empresário e fundador da Lojas Colombo, Adelino Colombo. Ele estava internado no Hospital São Francisco, no complexo da Santa Casa, em Porto Alegre.

Deixa a esposa, Ruth Colombo, quatro filhos, 10 netos e dois bisnetos. Nascido em Nova Milano, em 1930, guiado pela intuição e pelo talento para os negócios, fundou a Lojas Colombo há 61 anos, na cidade de Farroupilha (RS). Hoje, a maior rede de eletromóveis do Sul e a 10ª do País, com 305 lojas e mais de 4 mil funcionários. Seu Adelino, como era carinhosamente chamado, trabalhou até seus últimos dias, comparecendo a compromissos, como presidente do Conselho Administrativo da empresa. No cargo de vice-presidente, está o seu neto, Eduardo Colombo, que foi preparado pelo avô desde criança para liderar. A Lojas Colombo funde-se com a biografia de Adelino Colombo, que, na vida privada, gostava de pescar, caçar, viajar e dos almoços de domingo, quando reunia a família. No início de sua jornada, Adelino ia de porta em porta para vender televisores, uma novidade para as famílias, que ficavam com o aparelho por uns dias para testá-los. Participou ativamente de entidades associativas e do Rotary Internacional.

Adelino Colombo sempre atribuiu ao relacionamento próximo com colaboradores o principal marco de sua trajetória de sucesso e empreendedorismo. Quando questionado sobre seu legado, certa vez, declarou: “Cresceu na vida através do próprio esforço, cumpriu todos os seus compromissos e respeitou as pessoas”. Na tarde desta sexta-feira, todas as 305 lojas nos três Estados do Sul e o centro administrativo, em Farroupilha, foram fechados em sinal de luto. No sábado, retomam as atividades.

Com persistência, construiu o Grupo Colombo, composto pelas lojas de eletromóveis e pelas empresas Crediare; ColomboCred, especializada em empréstimos; Colombo Motors; Colombo Consórcios; Colombo Casa Pet; Feirão de Móveis; e a Colombo Tech, desenvolvedora de soluções de software para varejo em nível nacional.

Prêmio Press 2014 Troféu ADVERTISING Crédito: Glauccio Dutra

O empresário Adelino Colombo, recebeu em 2014, o 1º TROFÉU ADVERTISING, durante a cerimônia de entrega do Prêmio Press, pela sua contribuição ao crescimento e valorização do mercado publicitário do Rio Grande do Sul.
Na ocasião, Seu Adelino relembrou os tempos pioneiros em que possuía um pequeno armazém e, em seguida, uma primeira lojinha em Farroupilha, e de todo o trabalho que teve para conquistar mercado numa época em que a televisão recém era lançada no Brasil, no final da década de 1950. Ele lembrou a importância que a propaganda teve na consolidação do seu negócio e na criação e expansão das Lojas Colombo.