Jornalista brasileira apresenta projeto contra extremismo na Unesco Tech

COMPARTILHAR

Amanhã, dia 15 de novembro, a jornalista Beatriz Buarque, criadora do projeto Words Heal de World, participará da Unesco Tech 2018, conferência mundial, realizada na Índia, cujo tema é ‘Transformando a Educação para a Humanidade’. “A ideia da conferência é reunir propostas inovadoras de ferramentas digitais e games na educação que tenham o intuito de promover algum impacto na humanidade”, resume Beatriz.

Segundo ela, o projeto Words Heal the World (Palavras Curam o Mundo, em Português) foi aceito pela conferência justamente porque vem engajando jovens do mundo inteiro com o uso das mídias sociais pela paz. “Ele tem tudo a ver com a temática. A Unesco Tech é o espaço perfeito para compartilhar os recentes resultados atingidos por nossas ações com escolas de ensino médio e alunos universitários”, comemora a jornalista.

Ela conta que, dos 230 alunos que receberam o workshop ‘Diálogos pela Paz’, realizado pela Words Heal the Word, 100 disseram que o que mais gostaram foi foi o fato de perceberem que podem contribuir na construção de um mundo melhor, enquanto 67 afirmaram que mudaram algum preconceito que tinham antes depois de participarem do workshop. Já os resultados com os alunos universitários que produzem conteúdo ativamente para o portal Words Heal the World também são promissores: de 11 alunos (incluindo brasileiros e estrangeiros), dez mudaram de opinião sobre um pré-conceito que tinham antes de participarem do projeto. “Isso prova como a experiência de desenvolver mensagens de combate ao ódio pode efetivamente evitar a reprodução de mitos usados por grupos extremistas e reproduzidos muitas vezes na sociedade sem uma reflexão prévia”, explica Beatriz.

Durante o evento, a jornalista apresentará esses dados e explicará como funciona o método que desenvolveu para engajar os jovens no combate ao extremismo. Beatriz Buarque enfatiza que o Words Heal the World é a única organização não-governamental do mundo que coloca os jovens como principais parceiros no combate ao extremismo.

Beatriz Buarque transmitirá, em tempo real, suas impressões sobre o evento na conta do Words Heal the World no Instagram: @wordshealworld.
Para saber mais sobre a Unesco Tech 2018, acesse: http://mgiep.unesco.org/tech2018