IBCC Oncologia lança prêmio nacional de jornalismo

212
COMPARTILHAR

As inscrições começam às 11h do dia 6 de fevereiro e terminam às 12h de 31 de março. O prêmio, organizado pelo IBCC Oncologia, entidade privada, beneficente de assistência social, foi criado para reconhecer e incentivar a produção de matérias, reportagens e conteúdos jornalísticos que abordem promoção, prevenção, tratamento do câncer no país, com enfoque em histórias de vida relacionadas ao câncer; pesquisa clínica pertinente a oncologia e transplante de medula óssea.

Os vencedores do prêmio serão escolhidos por uma Comissão Avaliadora, formada por profissionais de vários setores do IBCC e seguirá os seguintes critérios: Contexto, profundidade e criatividade para levar os temas para as respectivas audiências; qualidade narrativa incluindo o bom uso da linguagem; domínio técnico; enfoque socialmente relevante; reportagem e investigação própria e completa abarcando a pluralidade de fontes, pontos de vista e que todas as arestas dos fatos tenham sido contempladas no desenvolvimento jornalístico da história; e independência e valores éticos profissionais refletidos no trabalho.

De acordo com a coordenadora de Comunicação, Lilian Cacau, a proposta é fomentar as discussões sobre oncologia. “Nós sabemos que o câncer é um assunto difícil, que as pessoas evitam falar quando vivem ou convivem com o diagnóstico, mas o que nós queremos enquanto entidade que cuida e trata é justamente falar sobre a doença, as formas de prevenção, estudos que existem e são pouco divulgados, alternativas de tratamento e sobre experiências de quem superou para ser inspiração para quem passa pelo diagnóstico”, relata.

Os vencedores serão premiados da seguinte maneira:

1º lugar: prêmio no valor de 1.500 (mil e quinhentos reais) = aparelho de celular (Android 8.0 tela 5.8″ octa-core 2.8GHz 128GB 4G câmera 12Mb).

2º lugar: prêmio no valor de 1000 (Mil reais) = TV LED 32 polegadas.

3º lugar: prêmio no valor de 500 (Quinhentos reais) = 01 carregador portátil de celular + 01 smartWatch – pulseira inteligente.

Podem se inscrever trabalhos publicados em território nacional no ano de 2018 e 2019 em rádio, TV, impresso e/ou On-line.

O autor do trabalho jornalístico participante da premiação deve ter nascido no Brasil ou ter se nacionalizado brasileiro. No caso de trabalhos coletivos ou com mais de um autor é necessário haver a indicação de um profissional responsável (repórter, editor, coordenador, redator-chefe, etc.), que deverá ser considerado autor principal e, portanto, será o reconhecido no caso da premiação.

A divulgação dos vencedores e a entrega do Prêmio acontecerá durante coquetel no anfiteatro do IBCC Oncologia, no dia 7 de abril, em menção ao dia do jornalista, às 15h30, na sede do Hospital, na Mooca, região central da cidade de São Paulo.

IBCC Oncologia lança prêmio nacional de jornalismo