GZH lança nova temporada da série Fluência em Notícias

177
COMPARTILHAR

Com o objetivo de ajudar na compreensão dos processos jornalísticos e de aproximar os leitores e a Redação Integrada, o Fluência em Notícias, série de vídeos de GZH que tem como foco a “educação em notícias”, estreou sua segunda temporada nesta quinta-feira (4). Em cinco episódios, a nova temporada trata da relação entre o público e os jornalistas, evidenciando os bastidores da atuação jornalística do jornal digital do Grupo RBS. Os conteúdos serão desdobrados também em Zero Hora.

Os novos episódios têm como objetivo esclarecer dúvidas dos leitores. Para a escolha dos assuntos, GZH perguntou ao público “Quais temas relacionados à produção jornalística deixam você com dúvidas? O que você gostaria de saber sobre os bastidores da Redação?”. Os leitores puderam enviar suas sugestões por meio de um formulário, publicado em dezembro, em GZH.

César Vastuk, perguntou sobre como a Redação Integrada trata os pedidos dos leitores. A dúvida pauta o episódio de estreia desta quinta-feira, que trata sobre Jornalismo de Engajamento, uma prática jornalística que propõe a união do jornalismo de qualidade com o relacionamento e a interação com o público como uma forma de restaurar a confiança na mídia. Clique aqui para conferir. Em Zero Hora, o conteúdo sobre Jornalismo de Engajamento será publicado na edição desta sexta-feira (5).

“Em tempos de desinformação, acredito que este projeto tem muita importância para ajudar nossos usuários a identificarem notícias falsas e a valorizarem o trabalho do jornalismo profissional. Ao pedir sugestões e dúvidas dos leitores para esta segunda temporada, estamos conseguindo aproximar ainda mais o trabalho da Redação do nosso público e reforçar nossa relação de proximidade e confiança”, destaca Débora Pradella, gerente de Produto Digital GZH.

Em sua primeira temporada, lançada em outubro de 2020, a série abordou a diferença de informação e opinião, verificação de prints e links, identificação de fake news, navegação em GZH, como falar com a Redação Integrada e a construção de uma notícia. Todos os vídeos podem ser conferidos aqui.

Ao longo das próximas semanas, redes sociais e newsletters, GDI e linha editorial são alguns dos tópicos que serão apresentados. Os conteúdos podem ser acompanhados na tag Fluência em Notícias, em GZH.

Cronograma completo da série de vídeos

4/3 – Jornalismo de Engajamento
O que é feito depois do contato do leitor com a Redação? Como é o processo para encaminhar internamente elogios, críticas, opiniões e transformar sugestões de pauta em reportagens.

18/3 – Produção jornalística
Como surgem as pautas, quais os critérios para definir o que é notícia e de que forma os assuntos são divididos internamente entre as diferentes áreas da Redação.

1°/4 – Redes sociais e newsletters
Como GZH atua no Twitter, no Facebook, no WhatsApp, no Instagram e no Linkedin e de que forma chega ao e-mail de seus leitores e assinantes por meio de newsletters.

15/4 – Grupo de Investigação da RBS
O que é, quem faz parte, quais pautas são designadas ao grupo e os cuidados com reportagens investigativas antes de levá-las ao ar.

29/4 – Linha editorial
Os processos internos para que GZH faça jornalismo com isonomia.