Editora Globo ganha prêmio internacional de mídia com Rio Gastronomia

197
COMPARTILHAR

A Editora Globo venceu o INMA Global Media Awards, premiação internacional que destaca os melhores cases de mídia e jornalismo no mundo, com o Rio Gastronomia, iniciativa do jornal O GLOBO. O projeto multiplataforma, que completa uma década este ano e já entrou para o calendário cultural da Cidade do Rio de Janeiro, ficou em primeiro lugar na categoria “Best Use of an Event to Build a News Brand” (Melhor uso de um evento para construir uma marca de notícias).

O anúncio da premiação foi feito na terça-feira, dia 2 de junho, durante uma live no site da associação internacional. O Rio Gastronomia foi a única iniciativa brasileira a ganhar a primeira colocação entre as 16 categorias desta edição do prêmio, um reconhecimento a este projeto que, em sua nona edição, no ano passado, teve recorde de público: mais de 60 mil pessoas.

“Ganhamos na categoria de eventos que reforçam uma marca de mídia. Isso ocorre em um momento no qual empresas do setor têm transportado para a experiência ao vivo aquilo que se fez por décadas escrevendo no papel. O Rio Gastronomia nasceu no jornal impresso como premiação dos melhores restaurantes e, ao longo do tempo, transformou-se em um evento que passou a trazer experiências únicas, unindo entretenimento e conhecimento em gastronomia”, disse Frederic Kachar, diretor-geral de Mídia Impressa do Grupo Globo.

O Rio Gastronomia é hoje uma plataforma que une diversas áreas da empresa e oferece conteúdo de diferentes formas. Além da ampla cobertura jornalística no site e no impresso, os visitantes têm acesso a experiências que vão desde shows, aulas de culinária com profissionais do setor, palestras, workshops, feira de produtores e alguns dos melhores restaurantes, bares e food trucks da cidade. “O evento nasceu a partir dessa inquietude que precisamos ter para criar novas formas de gerar conteúdo e valor para leitores e anunciantes. O projeto é realizado por mais de 500 profissionais”, destaca Tiago Afonso, diretor de Desenvolvimento Comercial e Digital da Editora Globo.

O projeto segue cumprindo sua missão de movimentar a economia e de ser um evento que consolida não só a própria marca, mas também de quem patrocina. Em 2019, participaram do evento Senac/RJ, Sesc/RJ, Santander, Stella Artois, Pão de Açúcar, Coca-Cola, Vivo, Azeite Andorinha, Naturgy, Gosto da Amazônia, Amázzoni Gin, Unimed-Rio, Aspen Pharma, Café Orfeu, Getnet e Água Pouso Alto.

A Editora Globo concorreu com empresas de mídia de 44 países e foi avaliado por um júri que seleciona iniciativas que trazem resultado real na geração de receita, audiência e transformação do negócio. Em segundo lugar, ficou o grupo austríaco de mídia Russmedia, com o festival Vol.At Festival Suite, e, em terceiro, o jornal indiano Dainik Bhaskar, com o Night Walk for Women. Veículos dos Estados Unidos, Noruega e Irlanda também estavam na disputa