Climatempo investe em estratégia de dados para decifrar a relação da meteorologia com comportamento humano

118
COMPARTILHAR

Oferecer informações personalizadas, entregando uma experiência única para cada usuário. Esse é o objetivo da Climatempo com o lançamento de seu novo portal. Após algumas mudanças, o site está mais leve, interativo e com novas funcionalidades que vão permitir uma personalização em escala. Com uma audiência de mais de 20 milhões de visitas, a companhia quer utilizar suas páginas como um hub de informação social, buscando entender a relação da meteorologia com o comportamento humano para oferecer previsões segmentadas, baseadas no interesse de cada pessoa que acessa o portal.

“Para aplicar as mudanças no site da Climatempo fizemos primeiro um estudo aprofundado de usabilidade. Levantamos o mapa de calor de acesso de cada página, o nível de informações mais procuradas e o aparelho mais utilizado em cada conexão. Com base nessas informações, construímos a primeira fase do projeto, que chega com um carregamento muito mais rápido e com uma série de novas informações”, explica Rafael Bruno, head de Digital da Climatempo.

O executivo adianta que, em breve, ferramentas de big data e business intelligence que já estão sendo utilizadas no projeto, vão permitir uma expansão dos serviços oferecidos e um verdadeiro mapa da relação desses usuários com as informações de tempo e clima. “Nosso objetivo com as melhorias contínuas é oferecer informação personalizada, baseada em necessidades e desejos dos usuários. Criamos uma área de acesso do usuário especial que vai permitir colher essas informações e entregar um serviço muito mais exclusivo e de excelência”, diz.