Câmara de Comércio França-Brasil homenageia Ruth de Aquino na 18ª edição do Prêmio Personalidade

368
COMPARTILHAR

A Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB-RJ) realiza no dia 23 de novembro a 18ª edição do Prêmio Personalidade, na Casa Firjan, em Botafogo. A laureada deste ano será a jornalista Ruth de Aquino, homenageada por suas contribuições ao debate público e à promoção da diversidade por meio de seu percurso no jornalismo internacional. Sua trajetória é marcada por experiências internacionais de destaque, e um elo particularmente forte com a França.

 

“Este prêmio é especial para mim por jogar luzes sobre minha relação com a França. Uma relação pessoal e profissional, nunca fria. Uma relação de amor pautada pela identidade com os valores republicanos e a admiração pela educação, cultura, cidadania e diversidade francesas”, destaca a jornalista, atual diretora editorial dos jornais O Globo, Extra e revista Época.

 

Para o presidente da CCIFB, Maxime Rabilloud, o Prêmio Personalidade 2018 é um marco do posicionamento da entidade quanto à promoção da diversidade como eixo transversal de engajamento social e dinamismo econômico. 

 

“A Câmara de Comércio França-Brasil elegeu a sustentabilidade e a responsabilidade social empresarial como temas prioritários de reflexão e ação coletiva, em cooperação com suas redes de parceiros, no Brasil e na França. Entendemos a diversidade como eixo transversal desse engajamento, catalisador de desenvolvimento socioeconômico e impacto positivo nos negócios: de acordo com o Instituto Global McKinsey, se as mulheres desempenhassem o mesmo papel dos homens no mercado, quase US$ 28 trilhões poderiam ser adicionados ao PIB global antes de 2025”, explica.

 

A promoção da diversidade nas empresas como importante motor de desenvolvimento do mercado global também é ponto de entendimento para a jornalista homenageada. “Já está mais que provado que a diversidade de gênero e étnica só enriquece o ambiente das empresas e dos negócios. Não há desenvolvimento pleno que ignore a visão de metade da população ou de sua maioria. As grandes empresas investem muito em diversidade, não só por ser um valor dos novos tempos, mas como estratégia lucrativa”, complementa.

 

Criado em 2001, o Prêmio Personalidade é realizado anualmente pela Câmara de Comércio França-Brasil e já agraciou 21 nomes de diferentes setores de atuação, como o fotógrafo Sebastião Salgado e o matemático Artur Ávila, homenageados pela instituição nos anos de 2016 e 2017, respectivamente.