Câmara Árabe lança edição árabe de sua agência de notícias

251
COMPARTILHAR

A Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, que há 67 anos contribui com a evolução do comércio e a efetivação de investimentos entre o Brasil e os membros da Liga Árabe, lança hoje (14), em Brasília (DF), a edição em árabe da Agência de Notícias Brasil-Árabe (ANBA), veículo de comunicação da entidade criado para difundir conteúdos jornalísticos sobre os principais temas da relação bilateral.

Com edições em português e inglês, a ANBA é o único veículo da imprensa brasileira dedicado exclusivamente à cobertura da relação bilateral Brasil-países árabes. Publica todos os dias dezenas de notícias inéditas e exclusivas sobre temas econômicos, políticos e culturais do Brasil e do mundo árabe, além de distribuí-los distribui a vários veículos de comunicação nas duas regiões.

Para o presidente da entidade, Rubens Hannun, a disponibilização de conteúdos também em árabe vai permitir o avanço do veículo nos países árabes. Ele lembra ainda que a ANBA é uma importante fonte de informação para empresas brasileiras e árabes interessadas estabelecer negócios nas duas regiões. “Esperamos com a edição árabe potencializar ainda mais a relação comercial bilateral”, diz.

A ANBA foi fundada em 2003 pela Câmara Árabe Brasileira para promover a troca de informações entre brasileiros e árabes. Na época, a avaliação era que havia poucas informações disponíveis no Brasil sobre oportunidades de negócios nas duas regiões, e sobre temas ligados às relações diplomáticas, como cooperação técnica e intercâmbio cultural.

De lá para cá, os jornalistas da agência viajaram a 19 dos 22 países árabes e a pelo menos 15 estados brasileiros para mostrar o Brasil para os árabes e o mundo árabe aos brasileiros. Além de produção própria, a ANBA tem acordos para compartilhamento de material com nove agências de notícias de países árabes e uma do Brasil, utilizando também conteúdo destes veículos.

Mais de 50 mil reportagens foram publicadas pela agência em português e inglês desde o início, e seus profissionais ganharam 11 prêmios de jornalismo, tendo sido finalistas em mais quatro. A ANBA é atualizada de segunda a domingo e recebe mais de 50 mil page views por mês. Sua equipe é formada por quatro jornalistas, dois tradutores de inglês e, agora, dois de árabe.

Com um novo planejamento estratégico adotado pela Câmara Árabe – que tem a missão de conectar brasileiros e árabes, onde quer que eles estejam, para promover o desenvolvimento econômico, social e cultural -, a ANBA decidiu lançar uma versão em árabe do site para ampliar sua penetração internacional e criar uma identificação ainda maior com o público árabe.

A agência passa a ser o único veículo de imprensa profissional do Brasil a publicar simultaneamente nos três idiomas. A ANBA está disponível no site: www.anba.com.br