20 anos esta noite!

1012
COMPARTILHAR

O Prêmio Press está completando 20 anos. Isso, em se tratando de iniciativas no Brasil, e, sobretudo, no Rio Grande do Sul, é uma façanha. Duas décadas mantendo a credibilidade, aumentando, exponencialmente, a participação do público leitor, ouvinte, telespectador e dos profissionais da imprensa gaúcha, é algo para entrar para a história.

Na primeira edição do Prêmio Press, tivemos cerca de 60 mil indicações, somadas as participações nos votos Popular e Profissional. Neste ano, beirando às 900 mil indicações.

Tivemos, no período de 02 de setembro a 20 de outubro, mais de 80 mil pessoas diferentes participando do Voto Popular e mais de 1.400 jornalistas indicando seus preferidos no Voto Profissional.

Não bastassem essas duas peneiras gigantes, os finalistas — os três mais votados no Profissional e os dois mais votados no Popular — passam por um terceiro filtro, formado por 60 convidados pela revista Press, entre autoridades, líderes de entidades, especialistas e decanos da comunicação do RS.

Por isso, estufamos o peito e enchemos a boca para dizer que o Prêmio Press é, disparado, o maior e mais disputado prêmio do jornalismo brasileiro. Cada troféu pesa bem mais que o seu 1 kg de aço, porque ele vem ungido pelo público, pela classe jornalística e pela sociedade gaúcha como um todo, representada por suas lideranças e personalidades.

Mais que um chavão, realmente, ter o seu nome entre os cinco finalistas do Prêmio Press já é, por si só, uma grande distinção para qualquer um. É mais ou menos como ser indicado ao Oscar. Não por acaso, o Prêmio Press foi sendo chamado, carinhosamente, ao longo dos anos, como o “Oscar da Imprensa Gaúcha”.

No dia 11 de novembro, ao festejarmos os 20 anos do Prêmio Press, estaremos festejando o vigor, a relevância e a qualidade da imprensa do Rio Grande do Sul. O conceito escolhido para o material de divulgação desta edição diz: “Prêmio Press, 20 anos reverenciando o passado e apostando no futuro”. Ele retrata, com fidelidade, o objetivo e a missão dessa iniciativa da revista Press, e dela própria, quando surgiu no ano 2.000.

Um exemplo disso é que o escolhido para receber o Troféu Sistema Fiergs —Homenagem Especial é o professor Carlos Alberto Carvalho, que ao longo de 35 anos de carreira nas duas principais faculdades de Comunicação do RS — Fabico e Famecos — ajudou a formar milhares e milhares de jornalistas. É muito provável, que a esmagadora maioria dos finalistas e dos demais profissionais presentes à grande festa do Prêmio Press, tenha sido seus alunos.

Ao mesmo tempo, o Prêmio Press destina o Troféu CIEE-RS ao Estagiário do Ano, numa demonstração de valorização do futuro de nossa imprensa.

Nesses 20 anos, tivemos muitos parceiros, que ajudaram a viabilizar este prêmio. Alguns deles estão conosco desde sempre, como a FIERGS, o CIEEE-RS, a Assembleia Legislativa e a Krim Bureau. Neste ano, temos o orgulho de incorporarmos o patrocínio e o apoio de marcas como a CMPC, a CORSAN, o BADESUL, a RDCTV e a Vinícola Aurora.

Se todo o trabalho, dedicação e preocupação com a realização de cada uma dessas 20 edições do Prêmio Press, compensa? Bem, não há preço que pague as páginas que ajudamos a escrever na história da imprensa gaúcha. Espero ter saúde e força para os próximos 20 anos. Vocês vêm conosco?
Julio Ribeiro é jornalista e publisher da Athos Editora