Alunos da Unisinos/SL promovem lançamento virtual de revista-laboratório

COMPARTILHAR

PRIMEIRA IMPRESSÃO, revista de grandes reportagens produzida semestralmente pelas turmas de Jornalismo Literário do curso de Jornalismo da Unisinos/São Leopoldo, terá lançamento virtual nesta segunda-feira, 06/07. Com as aulas presenciais substituídas pelas remotas, devido à pandemia do coronavírus, a publicação teve de ser elaborada totalmente a distância, constituindo, assim, um fato inédito e histórico em suas 53 edições. Com tema único escolhido a partir das propostas dos alunos e submetido à votação em dois turnos, a PI 53 aborda as variações em torno da palavra “último”.

Os alunos descobriram, no processo de concepção da revista, a partir das pautas individuais, que os significados do tema são amplos: atual, baixo, cabeiro, decisivo, definitivo, derradeiro, desprezável, desprezível, extremo, fatal, final, ínfero, ínfimo, insignificante, irrevogável, menor, mínimo, minúsculo, miserável, moderno, novo, pior, posterior, postimeiro, postremeiro, presente, recente, remanescente, restante, sobrante, terminal, terminante, terminativo e vil – conforme os principais dicionaristas em língua portuguesa.

Frente à tamanha amplitude de abordagem, as reportagens da 53ª edição se exercitam sobre as características do gênero jornalístico e de suas aproximações à Literatura. São, assim, textos em profundidade, que tratam da morte e da vida, por meio de lembranças; das mudanças pessoais e profissionais, com trocas de cidade, estado e até país; de conquistas pessoais, como o diploma superior; de conquistas coletivas, como as do mundo esportivo; de recomeço, a partir de uma tragédia pessoal ou do fim de um relacionamento; de celebração, como o carnaval; e da solidariedade necessária ao melhor amigo do homem.

PI 53 tem projeto gráfico e diagramação de Marcelo Garcia e textos dos alunos Emerson dos Santos, Fabrício Santos, Gabriela Stähler, Guilherme Pech, Isabelle Wrasse, João Pedro Chagas, Kellen Guaragni Dalbosco, Kévin Sganzerla, Letícia Guintani da Costa, Luana Ely Quintana, Mateus Friedrich, Renan Silva Neves e Saimon Bianchini, sob orientação do professor Luiz Antônio Nikão Duarte.

O lançamento virtual ocorrerá a partir das 20h, com a presença do coordenador do curso, Micael Behs e de convidados, na plataforma Teams, usada pela Unisinos para as aulas neste período de distanciamento e isolamento sociais impostos pela pandemia. Nele, serão apresentadas as reportagens que integram a publicação. O professor fará um registro sobre como foi produzir uma revista impressa em circunstâncias que atrapalham as melhores práticas do bom jornalismo e cada aluno contará como entrevistou e obteve imagens das pessoas que entrevistaram para os textos que produziram.