A Gazeta passa a usar inteligência artificial para melhorar entrega de notícias

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Na semana em que completa 91 anos, o jornal A Gazeta (Vitória/ES) inaugurou, na tarde de quinta-feira (12), sua Mesa de Performance. A nova editoria usará dados de inteligência artificial, em tempo real, para medir o impacto de todas as suas publicações, viralização de conteúdos e assuntos que mais interessam aos internautas. A área reúne, além de jornalistas, analistas de dados, profissionais de marketing e especialista em SEO (search engine optimization).

A nova área é fruto do projeto TDigital, anunciado no final de julho, que visa transformar a distribuição de conteúdo jornalístico priorizando o ambiente digital. No dia 30 de setembro, A Gazeta deixará de circular em formato impresso diário e lançará um novo site, além de um novo jornal – em formato de final de semana, que chegará aos leitores da Grande Vitória e das principais cidades do Espírito Santo.

“O projeto TDigital foi tocado com o maior profissionalismo, com a maior competência. Em décadas atrás, a Redação era uma área segregada de toda a empresa e, hoje, chegamos aqui com um time multidisciplinar, inaugurando um novo tempo”, discursou o diretor-geral da Rede Gazeta, Café Lindenberg.

Segundo a editora-chefe de A Gazeta, Elaine Silva, a Mesa de Performance vai ser um instrumento fundamental para potencializar o alcance das notícias, a partir do princípio de que, diante dos dados coletados minuto a minuto, será possível conhecer melhor a audiência e suas tendências de consumo de informação.

“A marca A Gazeta tem 91 anos e nós temos um DNA. Esse DNA continua se sobrepondo a tudo. Não estamos observando a performance como caça-cliques. Não é isso. Esta área vai nos ajudar a ter a medição do impacto das nossas notícias e a chegar melhor ao público, num momento em que as pessoas precisam de informação relevante e qualificada, sobretudo, para ajudarmos a construir uma sociedade melhor”, frisou Elaine.

O diretor de jornalismo da Rede Gazeta, Abdo Chequer, fez coro a Elaine: “Nossos propósitos estão bem demarcados: fazer um jornalismo cada vez melhor para desenvolver um Espírito Santo também melhor. E nos aproximar mais do nosso público. Informar sempre, mas também saber ouvir o que a sociedade tem a dizer”.