​Plataforma Navega leva para todas as regiões do País cursos online com grandes mestres do cinema

690
COMPARTILHAR

Promover formação e qualificação de profissionais do setor audiovisual, trazendo como instrutores mestres consagrados em produção de cinema, roteiro, documentário, atuação e outras áreas da indústria criativa brasileira. Esta é a proposta da Navega, plataforma de cursos criativos online, inéditos e exclusivos, criada para levar a todas as regiões brasileiras uma experiência única de aprendizado com talentos consagrados nacional e internacionalmente. Conheça: https://navega.art.br/

No último dia 14 de maio, a plataforma lançou para todo o Brasil o curso online de “Produção Criativa para Cinema”, com Rodrigo Teixeira, produtor do premiado “A Vida Invisível de Eurídice Gusmão”, dirigido por Karim Aïnouz e escolhido melhor filme da seção paralela “Um Certo Olhar” (“Un Certain Regard”), do recém-encerrado Festival de Cannes. Teixeira também assina a produção de “The Lighthouse”, longa americano que ganhou o Prêmio da Crítica, concedido pela Federação Internacional de Imprensa Cinematográfica (FIPRESCI). Ambas as conquistas, assim como a do também vitorioso “Bacurau”, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, que levou o prêmio do júri da competição, evidenciam o excelente momento da indústria audiovisual brasileira.

“Produção Criativa para Cinema” soma-se a outros dois cursos online criados especialmente pela Navega para o setor audiovisual: “Roteiro Cinematográfico”, com Anna Muylaert, e “Documentário”, com Carlos Nader. Já disponível na plataforma, o primeiro aborda o desenvolvimento de roteiros para cinema tendo como eixo central a carreira e os processos de criação da roteirista, diretora e produtora. Ao longo de cerca de três horas de conteúdo exclusivo, Anna Muylaert percorre os principais fundamentos da construção de narrativas potentes, assim como as técnicas que utiliza na elaboração de roteiros para o cinema e para TV. De forma dinâmica, a cineasta compartilha sua experiência acumulada em mais de 30 anos de carreira, que fizeram emergir filmes autorais premiados, como “Que Horas Ela Volta?” (2015); e séries de TV de sucesso, como “Castelo Rá-Tim-Bum”, uma das mais bem sucedidas para o público infantil de todos os tempos.

Já o curso online de “Documentário”, com Carlos Nader, será lançado no segundo semestre de 2019. A proposta é abordar as características e particularidades do gênero cinematográfico, abrangendo os desafios criativos envolvidos nas etapas de pré-produção, produção e pós-produção, assim como as questões que envolvem a distribuição e o lançamento das obras. As videoaulas com conteúdo exclusivo vão focar na trajetória profissional do documentarista, roteirista, editor, diretor e videoartista, um dos maiores expoentes do documentário brasileiro. Carlos Nader ganhou três vezes o prêmio de melhor documentário do festival É Tudo Verdade: com os longas-metragens “Pan-Cinema Permanente” (2008), sobre o multiartista Waly Salomão; “Homem Comum” (2014); e “A Paixão de JL” (2015), sobre o artista Leonilson. Suas obras também foram premiadas pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), e pelos renomados festivais de Havana (Cuba), Internationaler Videokunst Preis (Alemanha), Rio Cine Festival (Brasil), Mondial de la Video (Bélgica) e Tokyo International Video Festival (Japão).

Voltados a produtores, distribuidores, diretores, roteiristas, documentaristas e demais profissionais da indústria audiovisual, incluindo estudantes e amantes da sétima arte, os cursos online de “Produção Criativa para Cinema”, com Rodrigo Teixeira, de “Roteiro Cinematográfico”, com Anna Muylaert, e de “Documentário”, com Carlos Nader, têm em torno de três horas de duração, contam com materiais pedagógicos para acompanhamento das aulas e certificados de conclusão ao final. Profissionais de todos os polos audiovisuais do País poderão imergir no conhecimento, nas experiências e nos processos criativos dos três mestres por meio de tablets, celulares e computadores, quando e de onde quiserem. Os conteúdos dinâmicos, acessíveis e confessionais amparam-se em metodologias consolidadas de ensino e aprendizagem.

“Os cursos online seguirão a dinâmica ágil, instigante e inspiradora da metodologia Navega. Nossa meta é compartilhar a trajetória e os processos criativos de mestres consagrados pelo seu notório saber-fazer. O nosso portfólio também conta com talentos de outras áreas da indústria criativa, como o escritor Marcelino Freire. Em breve, além do curso de documentário, com Carlos Nader, também lançaremos um de design, com Rico Lins, e de atuação, com Lázaro Ramos. Queremos proporcionar uma experiência sólida e singular de aprendizado de forma exponencial para todo o País”, destaca a empreendedora cultural Minom Pinho, diretora geral do Navega. “Os nossos cursos online são uma provocação e um convite a se produzir cultura no Brasil. Os mestres contam de forma generosa os meios que encontraram para superar as dificuldades específicas do nosso cenário e realizar obras relevantes que atravessaram as fronteiras do País. Tudo isso de modo íntimo e pessoal. Esse é um dos nossos grandes diferenciais”, finaliza.