Qualificação no campo

COMPARTILHAR

Desde fevereiro, a cidade de São Sepé conta com uma estrutura do Senar-RS para atender aos alunos do curso técnico em agronegócio. Atualmente, 94 estudantes frequentam o curso, e outros 60 devem participar das aulas a partir desde semestre.

O curso técnico em agronegócio busca ampliar a qualificação de quem desenvolve suas atividades no meio rural para aumentar a eficiência do mercado agrícola e industrial. A atividade, gratuita, é realizada na modalidade semipresencial, em que 80% das aulas são realizadas em ambiente virtual, e exige que os candidatos tenham concluído o Ensino Médio. No Rio Grande do Sul, o Senar-RS oferece 120 vagas distribuídas entre seus dois polos: Cruz Alta e São Sepé.

Neste ano, mudou o processo seletivo. Ao invés de provas, será feita análise do currículo e do histórico escolar dos candidatos. A prioridade será dada a agricultores familiares ou de médio porte e agentes de assistência técnica e extensão rural cadastrados no Programa Rural Sustentável do Ministério da Agricultura.

Em outra frente, o Sebrae-RS disponibiliza diversas opções de capacitações online gratuitas. São cinco opções, entre cursos, vídeos e webseries, divididas em tópicos fundamentais para o bom desenvolvimento das atividades do campo.

O curso Avaliação da Gestão da Propriedade Rural, por exemplo, tem como objetivo proporcionar mais conhecimento sobre o uso de ferramentas de controles financeiros que, executadas continuamente, promovem a melhoria da gestão. Outra opção é a atividade Boas práticas como diferencial na gestão das propriedades rurais, que permite ao produtor refletir sobre a importância de implantar um sistema de gestão utilizando ferramentas adequadas para administrar o negócio com foco em resultados.

Já a websérie Novo Agronegócio, com 50 vídeos, oferece uma abordagem objetiva, com informações importantes para aqueles produtores que atuam em diversos sistemas de produção, ou ainda para quem deseja de investir em uma nova atividade. As séries estão divididas tem temas como ambiente de produção, mercado, infraestrutura, recursos humanos e recursos financeiros.

Quanto à sucessão rural, tema cada vez mais presente hoje no agronegócio, destaque para o vídeo De pai para filho: a continuidade dos negócios no campo, que busca informar e conscientizar os herdeiros sobre o futuro das propriedades rurais familiares. O material pode ser acessado diretamente na página de cursos do Sebrae-RS, por meio do link https://goo.gl/tPZsqZ.