Programa Alfa do SENAR-RS conclui atividades com mais de 1700 alunos em 2018

122
COMPARTILHAR

O Programa Alfa está preparando o encerramento das atividades das turmas de 2018. Mais de 1700 alunos, divididos em 112 turmas, participaram do programa do SENAR-RS que leva alfabetização aos adultos do meio rural. Conforme o Superintendente do Senar-RS, Gilmar Tietböhl, dentre os programa sociais do SENAR-RS, o Alfa é o de maior destaque, com 19 anos de existência, o programa já alfabetizou milhares de trabalhadores rurais, preparando-os para participarem dos treinamentos técnicos.

As atividades de encerramento serão realizadas entre 27 de setembro e 5 de outubro. Os alunos têm participado de diversas programações ligadas ao tema do terceiro módulo do programa, que trata do trabalho cotidiano. No dia 29 de setembro, quatro turmas do Sindicato Rural de Camaquã participaram da Expocamaquã, realizando uma visita a feira e participando de palestras. Na Expointer, em agosto, houve a visita de uma turma de Santo Antônio da Patrulha ao evento.

O Programa Alfa combina uma série de metodologias para melhor atender o seu público permitindo ao trabalhador do meio rural o acesso à informação que é relevante para sua vida, saúde, atividade profissional e para participar de forma mais inclusiva da sociedade. Para tanto, o programa foi dividido em módulos, executados na forma de projetos, que evoluem na complexidade dos seus conteúdos, permitindo assim novos aprendizados

Os módulos são 1º Identidade e diversidade cultural; 2º As sociedades humanas e o meio ambiente; e 3º Trabalho e cotidiano. Até hoje, o Programa Alfa já contribuiu para a alfabetização de mais de 30 mil alunos no Rio Grande do Sul.