O Rio Grande do Sul tem cachaça? E da boa?

1046
COMPARTILHAR

Essas perguntas passaram pela cabeça de um grupo de investidores que, em 2003, se juntaram para criar a Água de Arcanjo, Cachaça Premium do Brasil.

O projeto, liderado pelo médico e empresário Malgarino Roncato, começou pequeno e foi crescendo. O cenário escolhido foi um dos mais propícios: o litoral norte gaúcho, com um microclima peculiar, que é bastante frio no inverno em função da proximidade do mar e da mata Atlântica, mas não tem geadas, o que acabaria com a cana-de-açúcar. O frio da região provoca um stress na planta, que faz com que ela aumente o “brix” de açúcar, próprio para a fabricação de um destilado de alta qualidade.

Envazada em garrafas com design italiano que sugerem as asas de um anjo, a Água de Arcanjo foi eleita o melhor destilado de 2018 na Polônia, recebendo 93 pontos numa escala de  100. O prêmio na Polônia estimulou os empreendedores a para participar da Lisbon Bar Show, que aconteceu no ultimo de mês de Maio, na capital portuguesa.

Isso funcionou como um reforço à imagem da cachaça gaúcha, que já dez anos havia sido lançada na Itália. Recentemente, ela foi homologada para venda no Canadá. Antes disso, em 2014, um importador chinês fez uma grande compra e um pedido especial: que o produto fosse lançado no Brasil, também. Para isto foram necessários alguns ajustes na empresa e o enfrentamento da pesada carga tributária brasileira.

Um processo de comunicação se iniciou para levar informações de forma clara ao consumidor brasileiro, que ainda tem um certo preconceito por desconhecer a diferença entre uma aguardente industrial feita em coluna de aço e a verdadeira cachaça produzida em alambique. “temos muitos outros desafios pela frente, mas cada passo que se consolida é um estímulo para não desistirmos do nosso grande propósito, que é elevar a cachaça à categoria superior ao que chegaram o whisky, a vodka, e o gin, e quem sabe fazer da cachaça um dos destilados mais consumidos no mundo”, salienta o médico e empresário Malgarino Roncato.