Mercado internacional ganha Catálogo de Exportação de sêmen de raças tropicais

1196
COMPARTILHAR

Para atender à crescente demanda internacional por informações técnicas e pela genética bovina brasileira, a empresa Semex Brasil acaba de lançar a primeira edição do catálogo “Brazil Export”. Totalmente em inglês, ele traz dados sobre a genealogia e a avaliação genética de touros de diversas raças de corte e de leite de grande procura em parte da África e da Ásia. “Esses dois mercados têm buscado a genética brasileira com o objetivo de melhorar a qualidade de seus rebanhos. Mas não havia no Brasil um material em inglês desenvolvido especialmente para os produtores estrangeiros e nem com material genético específico para as necessidades dessas regiões”, explica Mário Karpinskas, gerente de Exportação da Semex Brasil. Todos os touros selecionados para integrar o catálogo de exportação também são destaque no mercado brasileiro.

São mais de 30 reprodutores das raças de corte Brahman, Brangus, Nelore e Senepol, e das de leite Gir Leiteiro, Girolando, Guzerá e Sindi. “É uma ferramenta a mais de seleção que os produtores estrangeiros terão para utilizar na hora de importar a genética bovina brasileira”, acrescenta Karpinskas. Entre os diversos países que a Semex pretende atingir com essa nova ferramenta de seleção estão Índia, Bangladesh, Paquistão, Filipinas, Vietnã, Quênia, Zâmbia, Zimbabue. A maioria deles já tem protocolo sanitário com o Brasil para importação de sêmen e alguns estão em fase de negociação. Como a versão digital está disponível no site da empresa, pecuaristas de outros países com acordo bilateral com o Brasil também serão beneficiados.

Em 2019, as exportações de sêmen devem fechar com resultados acima dos de 2018. Somente no primeiro semestre as exportações cresceram 21,3%, segundo dados da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (ASBIA). “Em geral, as vendas no segundo semestre são ainda mais aquecidas, o que deve ajudar a encerrar o ano com saldo positivo nas exportações de sêmen”, conclui o gerente de Exportação da Semex Brasil.