ExpoGenética 2018 terá lançamento de novos touros de raças zebuínas

302
COMPARTILHAR

Os avanços genéticos das raças zebuínas serão debatidos entre os dias 18 e 26 de agosto, em Uberaba/MG, durante a ExpoGenética 2018, exposição que reúne os principais programas de melhoramento genético do Brasil. Como já é tradição, o evento marca o lançamento dos Sumários de Touros das raças de corte zebuínas. Também serão divulgados 13 novos touros das raças Nelore e Sindi que passam a integrar a bateria de Corte da Semex.

Os novos touros contratados pela Semex são oriundos de criatórios com seleções focadas em rentabilidade e evolução genética contínua e que participam de programas de melhoramento genético. “A procura por animais com avaliação genética cresceu muito nos últimos anos. Hoje, o pecuarista prioriza zebuínos avaliados para características de maior impacto econômico, como desempenho, ganho de peso, maior qualidade, peso de carcaça e precocidade para melhor rentabilidade do negócio. Tudo isso representa dinheiro a mais entrando no bolso do produtor”, assegura Antonio Carlos Sciamarelli Junior, gerente de Corte do Grupo Semex.

Com a demanda crescente por touros provados, as avaliações genômicas prometem acelerar o melhoramento genético dos rebanhos. A Semex já disponibiliza avaliação genômica de alguns reprodutores da raça Nelore e a expectativa é de que esse número amplie em breve, com a incorporação da genômica pelos programas de melhoramento genético. A tecnologia genômica permite conhecer, com muito mais confiança e precocemente, o potencial genético dos animais, permitindo ao produtor tomar, com maior segurança, a decisão sobre quais animais o produtor deve reter em seu rebanho e em quais não vale a pena investir em sua criação.

A Casa da Semex no Parque Fernando Costa funcionará todos os dias da ExpoGenética 2018. Os visitantes poderão conhecer no local os serviços e as soluções da empresa na área de genética bovina, além de promoções especiais para o evento.