Evento gratuito sobre calagem e adubação em frutíferas está com inscrições abertas

185
COMPARTILHAR

Visando compartilhar as mais recentes novidades na área, a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, Núcleo Sul, realiza de 5 a 9 de outubro, de forma virtual, a 1ª Reunião de Atualização Técnica sobre Calagem e Adubação em Frutíferas. A inscrição é gratuita e já está disponível aqui.

Durante cinco noites, das 18h às 22h, os inscritos terão a oportunidade de assistir uma série de palestras com pesquisadores brasileiros e estrangeiros (veja detalhes abaixo) com recomendações atualizadas sobre manejo de solo, nutrição mineral, calagem e adubação em frutíferas. O evento é realizado pela Embrapa Uva e Vinho, Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves, e Universidade Federal de Santa Maria.

“Além de palestras específicas para algumas culturas, buscamos contemplar apresentações que tragam uma perspectiva do que irá acontecer no futuro da área. Muita coisa está avançando e essas novas orientações irão contribuir com a sustentabilidade e lucratividade da fruticultura, através do aumento da produção e pelo uso eficaz de produtos”, destaca George Wellington de Mello, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho e integrante da Comissão organizadora.

Palestrantes da Itália, França, Estados Unidos e Brasil serão os responsáveis pelas 17 palestras que compõem a programação do evento. Temas amplos como perspectivas futuras para a fruticultura no Brasil e no Mundo, nutrição mineral, adubação foliar serão abordados. Mas também há palestras exclusivas sobre adubação e calagem para as culturas da bananeira, citros, pessegueiro,  macieira, nogueira pecã, oliveira e  videira.

A questão ambiental é outro assunto de destaque e que ganhou espaço na programação da Reunião. Abordagens sobre o uso de plantas de cobertura, excesso de adubação, o correto manejo do solo e dos nutrientes visando evitar problemas de toxidez  e contaminação em plantas, no solo e no meio ambiente estarão presentes.

Além das palestras, na última noite da Reunião, dia 9, os autores irão apresentar os cinco melhores trabalhos selecionados pela Comissão Organizadora, dentre os 70 inscritos.

Encerrando o evento, em nome do Núcleo Regional Sul da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (NRS-SBCS), o professor Gustavo Brunetto, da Universidade Federal de Santa Maria, realizará a apresentação do livro “Atualização sobre Calagem e Adubação em Frutíferas”. As mais de 300 páginas estão divididas em 16 capítulos nos quais ganham destaque as culturas da videira, macieira, citros, oliveira, nogueira-pecã, bananeira, pessegueiro, pereira, goiabeira (inclusive a serrana), atemoia, palmito pupunha e morango.

A obra foi editada por profissionais do Departamento de Solos e Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS), da Embrapa Uva e Vinho e do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

Serviço:
Evento:1ª Reunião de Atualização Técnica sobre Calagem e Adubação em Frutíferas
Data: 5 a 9 de outubro
Inscrições gratuitas aqui
Informações adicionais aqui

Programa
05/10
18h30 – Abertura do Evento
19h – Perspectivas futuras para a fruticultura no Brasil e no Mundo
Prof. Carlos Ruggiero -Unesp
20h – Perspectivas futuras da nutrição mineral para frutíferas no mundo
Prof. Léon-Étienne Parent – Université Laval, Canadá e Universidade Federal de Santa Maria e Prof. William Natale – Universidade Federal do Ceará
21h – Critérios de predição de calagem e adubação em frutíferas
Prof. William Natale -Universidade Federal do Ceará

06/10
18h – How fruit trees can increase the solubilization/availability of nutrients in the rhizosphere?
Prof. Tanja Mimmo – Liberá Università di Bolzano, Italia
19h – Como estimar o estado nutricional de frutíferas
Prof. Danilo Eduardo Rozane – UNESP, Campus Registro
20h – Excesso de elementos em solos de pomares: toxidez em plantas e contaminação ambiental
Prof. Lessandro De Conti – Instituto Federal Farroupilha, Campus Santo Augusto e Prof. Tadeu Tiecher – Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Restinga
21h – Calagem e adubação em pessegueiros
Gilberto Nava

07/10
18h – Organic fertilization on fruit trees: Root growth, fruit production and quality
Prof. Moreno Toselli – Università di Bologna, Itália
19h – Calagem e adubação em macieiras
Pesq. Leandro Hahn – EPAGRI e Pesq. Marlise Nara Ciotta – EPAGRI
20h – Calagem e adubação em citros
Prof. William Natale – Universidade Federal do Ceará
21h – Calagem e adubação em videiras
George Wellington Bastos de Melo e Prof. Gustavo Brunetto – Universidade Federal de Santa Maria

08/10
18h – When foliar applications of nutrients really contribute to the nutrition of fruit trees?
Prof. Patrick Brown – University of California, Davis (USA)
19h – Experiência da adubação e nutrição em Nogueira Pecã
Prof. João Kaminski – Universidade Federal de Santa Maria
20h – Calagem e adubação em oliveiras
Dr. Fabrício Carlotto Ribeiro – Assistente Técnico e Prof. Tadeu Tiecher – Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Restinga
21h – Calagem e adubação em bananeiras
Pesq. Gelton Geraldo Fernandes Guimarães – EPAGRI

09/10
18h – Plantas de cobertura em pomares: qualidade do solo, produção e qualidade de frutos
Pesq. Corina Luisa Videira de Abreu Fernandes Carranca – Instituto de Investigação Agrária (INIA), Portugal
19h – Fontes de fertilizantes em frutíferas
Eng. Agrônoma Taciana Seixas – Yara Fertilizantes
20h – Apresentação dos 5 melhores resumos enviados pelos participantes
21h – Lançamento do livro – Atualização sobre calagem e adubação em frutíferas e Encerramento do evento -Prof. Gustavo Brunetto – Universidade Federal de Santa Maria