Embrapa tem a primeira cultivar de gergelim protegida do Brasil

440
COMPARTILHAR

A primeira cultivar de gergelim com proteção concedida no Brasil é da Embrapa. A BRS Morena foi desenvolvida pela equipe da Embrapa Algodão (Campina Grande/PB) e deverá atender grandes produtores da região Centro-Oeste onde a cultura tem se expandido nos últimos anos, especialmente no estado do Mato Grosso. A cultivar deve chegar ao mercado em 2020.

“Há cerca de três anos, ao identificar a expansão da cultura do gergelim para o Centro-Oeste, a equipe de melhoramento genético da Embrapa Algodão iniciou o desenvolvimento da BRS Morena. A proteção resguarda o direito da Embrapa sobre a cultivar e permite o maior controle sobre as sementes que serão produzidas e a manutenção do protagonismo da Empresa”, explica  a pesquisadora da UD responsável pelo desenvolvimento da cultivar, Nair Arriel

A proteção se justifica pela possibilidade de detenção dos direitos exclusivos de exploração. As cultivares existentes no mercado brasileiro são de domínio público ou introduzidas, pois a cultura do gergelim era regionalizada, restrita a pequenos produtores do Nordeste brasileiro, esclarece a gestora de ativos da Gerência de Marketing da Secretaria de Inovação e Negócios (GGM/SIN), Aline Zacharias.

A gestão integrada visa aperfeiçoar a captura de valor para negócios levando em conta a relação custo-benefício e a geração de impactos, diz Zacharias – que como gestora de ativos oferece subsídios à decisão da proteção às profissionais da supervisão de Propriedade Intelectual da Gerência de Ativos (GAT/SIN).

A gerente da GAT, Caroline Turazi, destaca que o estabelecimento de critérios para subsidiar a decisão sobre a conveniência e oportunidade da proteção é um dos papéis da SIN, assim como indicar diretrizes que disciplinem a produção intelectual, tanto no âmbito interno quanto na sua interface com o ambiente externo. A ideia é promover a inserção competitiva da Embrapa no ambiente de inovação em benefício da sociedade brasileira, aponta.

O 1º Seminário de Gergelim será realizado em dia 6 de dezembro, na Câmara de Vereadores do de Canarana com o objetivo de debater os desafios dessa cultura em expansão no estado. O evento deve reunir produtores, exportadores, pesquisadores, técnicos e autoridades do setor. A programação contará com palestras de pesquisadores e especialistas da Embrapa voltados para a cultura do gergelim em larga escala.