Embrapa comemora segundo ano de atividades em Alagoas com live

151
COMPARTILHAR

Criada oficialmente em 29 de junho de 2018, a Embrapa Alimentos e Territórios alcança seu segundo ano de atividades. Para celebrar os primeiros 24 meses de atuação, a direção do mais novo centro de pesquisas da estatal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) promoverá mais um evento virtual.

A live, que leva o nome “Alimentos e Territórios”, acontece na próxima segunda-feira, 29, a partir das 18 horas, no canal corporativo da empresa no Youtube, e vai contar com depoimentos de diversas autoridades e parceiros importantes, como o governador de Alagoas, Renan Filho, o presidente da Embrapa, Celso Moretti, o líder da Bancada Federal de Alagoas, deputado Marx Beltrão, o presidente da Federação de Agricultura do Estado de Alagoas (Faeal) e do Senar-AL, Álvaro Almeida e o pesquisador e ex-presidente da Embrapa, Maurício Lopes.

Os convidados serão João Flávio Veloso, chefe-geral da Embrapa Alimentos e Territórios, Vinicius Lages, diretor do SEBRAE-AL e Teresa Corção, do Instituto Maniva. A live terá como mestre de cerimônia, o jornalista Gustavo Porpino. “Nós vamos aproveitar o evento do aniversário para também oferecer ao público uma discussão bastante qualificada sobre as principais temáticas trabalhadas por nossa equipe técnica aqui em Alagoas. Nossos convidados deverão falar, por exemplo, sobre as principais conexões entre a Gastronomia e os Produtos Alimentares Diferenciados (PAD’s) brasileiros”, diz Veloso.

“Nesses primeiros 24 meses a Embrapa Alimentos e Territórios têm focado suas ações na sua estruturação e na elaboração de projetos. A geração de conhecimento para a produção de alimentos funcionais, bem como o conhecimento e reconhecimento de produtos territoriais brasileiros e seu uso potencial na gastronomia estão no radar estrutural deste novo Centro”, diz Veloso.

Ele acrescenta que a Embrapa Alimentos e Territórios vai investir fortemente no resgate de informações etnobotânicas, antropológicas sobre utilização de espécies nativas ou exóticas, com ênfase para seu uso alimentar direto ou como ingrediente na gastronomia. “A valorização territorial e uso de matérias-primas e ingredientes da biodiversidade, como aspectos associados à saúde, funcionalidade, diretamente vinculados aos usos alimentares diretos ou como ingredientes na gastronomia, é outro componente importante da missão deste Centro”, acrescenta.

A cerimônia virtual será transmitida ao vivo no canal corporativo da Embrapa no  YouTube. O evento é direcionado para os públicos interno e externo. Para acompanhar o evento online, clique aqui.
Endereço de acesso à live: https://www.youtube.com/watch?v=Cu2N5QdXW70&feature=youtu.be