CNA promove missão e inaugura escritório em Dubai

COMPARTILHAR

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realiza, entre os dias 11 e 18 de fevereiro, missão técnica a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, onde irá promover uma série de ações e inaugurar um escritório com o objetivo de ampliar a participação dos produtos do agro brasileiro no Oriente Médio.

A representação dará suporte aos empresários que participam do projeto Agro.BR com ações de promoção, inteligência comercial e aproximação com parceiros estratégicos da região. A escolha da cidade foi estratégica por se tratar de mercados importantes para o agronegócio brasileiro.

O Agro.BR é uma parceria da CNA e da Apex Brasil que viabiliza negócios internacionais para aumentar a presença de pequenos e médios produtores rurais no comércio exterior e diversificar a pauta de exportação brasileira.

A cerimônia de abertura no dia 13 receberá o vice-presidente de Relações Internacionais da CNA, Gedeão Pereira, o embaixador do Brasil nos Emirados Árabes Unidos, Fernando Igreja, e o presidente da Invest São Paulo, Gustavo Junqueira.

“A CNA tem feito muitos esforços para levar ao mercado internacional os produtos brasileiros, principalmente os não convencionais. Será uma experiência nova e, além de ser fundamental para nosso país abrir novos mercados, o Oriente Médio é uma grande porta para a Ásia”, afirmou Pereira.

A comitiva da CNA terá ainda a participação da coordenadora de Inteligência Comercial, Sueme Mori, do assessor técnico Rafael Gratão e de 10 empresas do programa Agro.BR.

São empresas que produzem cafés, cereais matinais, nibs de cacau, chocolate, farinha de mandioca, açaí em pó, pimentas, castanhas, fécula de mandioca, amidos, arroz, soja, milho, frutas, polpa de frutas, pescados, bebidas e sorvetes e têm interesse em exportar para países como Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Kuwait e Emirados Árabes Unidos.

“O Brasil possui uma produção agropecuária altamente diversificada e tem condições de ampliar a sua participação no Oriente Médio. Com o escritório em Dubai, esperamos consolidar e ampliar a pauta de exportações do agro para esse mercado”, afirmou Sueme Mori.

Atualmente, o Brasil é o segundo principal fornecedor de alimentos para o Oriente Médio, atrás apenas da Índia. No ano passado, o País exportou aproximadamente US$ 7,2 bilhões em produtos agropecuários, com destaque para carne de frango in natura, açúcar de cana e milho, responsáveis por quase 60% de total exportado. Na região, os principais destinos são o Irã, a Arábia Saudita e os Emirados Árabes, que representam 71,1% do montante exportado à região.

Além da inauguração do escritório da CNA, que ficará localizado nas dependências da Invest São Paulo em Dubai, a programação nos Emirados Árabes Unidos inclui seminários e visitas a empresas, hipermercados, à Gulfood, maior feira de alimentos e bebidas do Oriente Médio, à Expo Dubai 2022, ao Centro Multi de Commodities de Dubai e ao porto local.

A Confederação tem outros dois escritórios internacionais que foram inaugurados na Ásia em 2021 e estão localizados em Xangai e Singapura.

Serviço
O que: Missão Dubai – Inauguração da representação internacional da CNA
Quando: 13 de fevereiro, às 17h (10h no horário de Brasília)
Onde: Escritório da Invest São Paulo – Maritime Business Center, Office 602, Maritime City, Dubai

Fonte: Assessoria de Comunicação CNA