“Campo e Batom” da Rádio Press é duplamente premiado

388
COMPARTILHAR

O programa da Mulher Rural Brasileira, Campo e Batom, produzido com duas pesquisadoras da área do leite, foi duplamente vencedor do 6º Prêmio Sindilat de Jornalismo, promovido pelo Sindicato das Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul.  O resultado foi divulgado esta semana pela instituição, o qual a Comissão Julgadora compilou suas avaliações nas categorias Impresso, Eletrônico e Online e apresentou os trabalhos mais bem colocados. Segundo a presidente da Comissão, a jornalista Vera Daisy Barcellos (Sindicato dos Jornalistas), foi uma honra representar o time, que também contou com os jornalistas Antônio Goulart (ARI), Gerson Raugust (Farsul) e Eduardo Oliveira (Fetag). A Comissão Julgadora também teve voto da equipe Sindilat.

O programa “Pesquisa em Silagem de Colostro e Mastite no Gado Leiteiro” foi o trabalho vencedor do 3º lugar nas categorias Online e Eletrônico.  Nele, a Jornalista Alessandra Bergmann entrevistou a extensionista da Emater e Doutora Mara Saalfeld, que falou sobre a pesquisa realizada sobre o valor nutricional do colostro, produto que por lei, até março deste ano, era jogado fora pelos produtores.  Com os estudos, Mara produziu uma série de argumentos e valores ao colostro, uma potente matéria prima de proteína alimentar, que foi capaz de servir de argumento para a própria mudança da lei, abrindo novos mercados no  país sobre o produto para a indústria.

Alessandra também entrevistou a veterinária e empresária Eveline Zuniga, proprietária da Fazenda Zuniga em Minas Gerais, a qual trabalha na produção do “sutiã de vacas”  uma descoberta que fez a partir de pesquisas em  animais produtores de leite da Islândia e que tiveram redução de mastite a partir do uso do artigo que funciona semelhante a um sutiã no úbere dos animais.

Há 1 ano no ar e com mais de 40 mil visualizações mês, Campo e Batom é transmitido via Rádio Press por meio de redes sociais e trata de promover e mostrar as ações do público feminino rural, valorizando as ações das mulheres  do setor agropecuário, dentro e fora da porteira.

 O programa Campo e Batom vai ao ar às quartas feiras sempre às 16h. As edições anteriores podem ser vistas pelos canais youtube.com/radiopress, facebook.com/radiopress e facebook.com/campoebatom, além do spotify.