Calçada da Fama do Agro homenageia coordenador do Projeto Aquarius

342
COMPARTILHAR

O coordenador técnico do Projeto Aquarius, iniciativa que transformou Não-Me-Toque na Capital Nacional da Agricultura de Precisão, foi eternizado hoje na Calçada da Fama do Agro na Expodireto Cotrijal 2022.

O professor Telmo Amado foi o 22º homenageado no espaço criado em 2019 e que tem como objetivo destacar lideranças políticas, entidades, pesquisadores, empresários e consultores que fazem o agronegócio ser o setor que sustenta a economia brasileira. “Com muita honra que escolhemos este nome e estamos hoje homenageando o Telmo, que muito fez, muito faz e muito fará ainda pelo agronegócio brasileiro”, destacou o presidente da Expodireto Cotrijal, Nei César Manica.

Amado, que é coordenador do projeto desde 2004, disse que a homenagem demonstra o compromisso da Cotrijal com a tecnologia e o desenvolvimento. Ressaltou estar muito orgulhoso com a homenagem, considerada o ponto mais alto de uma carreira de pesquisas. “A agricultura de precisão encontrou na Cotrijal o local correto para gerar, florescer e produzir frutos muito importantes para o agronegócio brasileiro”.

 A proposta do projeto Aquarius é validar a tecnologia de agricultura de precisão como uma moderna e eficaz ferramenta de gerenciamento da propriedade rural. A Cotrijal ingressou no projeto em 2005.

O professor Telmo Amado possui graduação em Agronomia pela UFSM (1982), mestrado pela UFRGS (1985), doutorado em Ciência do Solo pela UFRGS (1997) e pela Auburn University-EUA (1997) e pós-doutorado na Kansas State University (KSU), EUA (2008). Atualmente é professor titular da UFSM e adjunct professor da KSU. Tem experiência na área Manejo e Conservação do Solo, atuando nos seguintes temas: plantio direto, nitrogênio, matéria orgânica, cultura de cobertura, balanço de carbono e agricultura de precisão.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Expodireto Cotrijal