Porto Alegre recebe o 5º Encontro de Forró Brasil

COMPARTILHAR

Nos dias 22, 23 e 24 de junho, o Centro Histórico de Porto Alegre irá sediar uma vasta programação, envolvendo oficinas de forró, para iniciantes, intermediários e profissionais, aulas de forró para congressistas, mostra artística e competitiva de dança, curso de formação profissional e festa de São João.  O festival de dança forró do Brasil e um dos maiores e mais relevantes do mundo está chegando em sua quinta edição e, mais uma vez, insere Porto Alegre no circuito nacional e internacional de profissionais, alunos e entusiastas das danças populares brasileiras e, em especial, do ensino e difusão da dança Forró.

As oficinas de dança serão ministradas no 4º andar da Casa de Cultura Mário Quintana (Rua dos Andradas, 736), na sexta, sábado e domingo, reunindo professores e delegações de artistas de diversos os estados brasileirose de países como Uruguai, Argentina e Alemanha. Além dos tradicionais Forró Pé de Serrae Eletrônico, serão ministradas aulas de estilos diversos como Pé Descalço, Estilo Itaúnas e danças populares nordestinas.  Serão mais de 18 horas de aulas com profissionais referência no ensino de Forró no Brasil, oriundos São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Espírito Santo e Rio de Janeiro – entre eles, Jota Jr., professor do Dança dos Famosos.

O Campeonato Brasileiro do Forró Cênico ocorre na sexta (22/6), às 20h, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223), com apresentações de grupos de danças de todo o Brasil.  E para celebrar as tradições nordestinas, no sábado (23/6) ocorre a Festa de São João no CTG Estância da Azenha (Av. Aureliano de Figueiredo Pinto – Praia de Belas)– uma grande Festa Junina, com show nacional do Trio Alvorada (SP), que se apresenta pela primeira vez em Porto Alegre. A festa terá performances de dança, com diversos artistas do Brasil e do exterior, além de comidas e bebidas típicas e decoração temática.

O Encontro de Forró do Brasil é realizado pelo Gafieira Club e foi indicado por três anos seguidos (2014, 2015 e 2016) no Prêmio Açorianos de Dança, tanto nas categorias de Danças de Salão quanto em Projeto de Ensino e Difusão. O objetivo de difundir a cultura nordestina e fomentar a democratização do acesso ao conhecimento das formas de se dançar Forró. “Muito mais que ‘passinhos’, este é um evento de cunho cultural – em que cada estilo será estudado, contextualizado e experimentado”, garante Fábio Magalhães, sócio do Gafieira Club.

A direção artística é de Fábio Reis – Natural de São Paulo, ele reside atualmente na Alemanha e atua na difusão da cultura brasileira, em especial do Forró, em diversos festivais promovidos na Europa – entre eles, o Xodó Forró Festival, da Grécia, do qual é diretor artístico.

Encontro de Forro – Foto Julia Pera