Ospa recebe trombonista húngaro em concerto na sua Casa da Música

COMPARTILHAR

O húngaro György Gyivicsan, está vindo pela primeira vez à Capital gaúcha, a convite da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa). No dia 23 de junho, sábado, às 17h, ele se apresenta como solista em concerto regido pelo maestro Evandro Matté, diretor artístico da sinfônica. A Casa da Música da orquestra recebe o evento, que tem no programa obras de Roland Szentpáli, Paul Dukas e Franz Liszt, além da estreia latino-americana da composição “The Debbie Friedmann Suite”, viabilizada pela Sociedade Israelita Brasileira de Cultura e Beneficência (SIBRA).

Outro destaque do repertório é “The Debbie Friedmann Suite”, que será executada pela primeira vez na América Latina. A SIBRA, que costuma interpretar peças da compositora norte-americana, foi a responsável por solicitar os direitos autorais para a apresentação no Brasil e sugerir a inserção no programa da Ospa. De acordo com o Rabino Guershon Kwasniewski, Friedman (1951-2011), ao escrever suas canções em inglês e hebraico, “conseguiu atingir todas as faixa etárias e também se dedicou à música litúrgica, o que lhe fez transcender entre as comunidades judaicas reformistas, conservadoras e até ortodoxas”.
O programa do concerto apresenta, ainda, “O Aprendiz de Feiticeiro” do francês Dukas (1865-1935), peça inspirada em conto de Johann Wolfgang von Goethe que ganhou grande popularidade ao ser inserida no filme Fantasia dos estúdios Disney; e “Les Préludes”, o mais famoso poema sinfônico do húngaro Liszt (1811-1886).
MASTERCLASS – György Gyivicsan ministrará masterclass gratuita, aberta ao público, voltada a trombonistas, no dia 21 de junho, quinta-feira, às 14h, na Casa da Música da Ospa. A promoção é da Escola de Música da Ospa.
Gyorgy Gyivicsan – Foto: Balázs Szecsődi
Concerto da Ospa | Série Pablo Komlós

Quando: 23 de junho, sábado
Horário: 17h
Local: Sala de Concertos da Casa da Música da Ospa (Centro Administrativo Fernando Ferrari – Av. Borges de Medeiros, nº 1501/Centro, Porto Alegre-RS)
PROGRAMA
Debbie Friedman: The Debbie Friedman Suite
Roland Szentpáli: Pearls II
Paul Dukas: O Aprendiz de Feiticeiro
Franz Liszt: Les Préludes
Regente: Evandro Matté
Destaque -Ospa sob a batuta de Evandro Maté na Casa da Música (Crédito: Maí Yandara)