Ospa Jovem realiza grande concerto gratuito na Casa da Ospa

COMPARTILHAR
No dia 8 de julho, domingo, a Ospa Jovem – Orquestra Sinfônica do Conservatório Pablo Komlós/Escola de Música da Ospa realiza um concerto especial repleto de obras de diferentes épocas e estilos, incluindo trechos de óperas e trilhas de filmes. A apresentação, que acontece na Casa da Música da Ospa, é a primeira da agenda de 2018 da sinfônica jovem. O maestro Arthur Barbosa comanda o grupo orquestral, formado principalmente por alunos do conservatório, e Rafael Honorio Sobrinho, aluno da Escola e vencedor do 1º Concurso Jovem Violoncelista Solista do RS, faz os solos.

O programa da tarde inicia com “Marcha Turca”, do conjunto de peças de música incidental “As Ruínas de Atenas” escrito por Ludwig van Beethoven (1770 – 1827) em 1811. Depois, será tocado o 1º movimento do “Concerto para Violoncelo, Cravo e Cordas”, de Georg Matthias Moon (1717 – 1750), com solos de Rafael Honório. A Abertura de “O Barbeiro de Sevilha”, uma das óperas mais amadas pelo grande público, composta por Giacomo Rossini (1792 – 1868), dá sequência à programação.

A sinfônica também toca “Sheherazade”, suíte de Nikolai Rimsky-Korsakov (1844 – 1908) e “Dança Eslava Nº 7”, peça de Antonín Dvorák (1841 – 1904) inspirada no folclore.

Obras de compositores brasileiros estão contempladas no concerto. São elas “O trenzinho do Caipira”, de Heitor Villa-Lobos (1887-1959), e excertos de movimentos da “Suite Chimango Nº 1”, de Arthur Barbosa.

Ao final do evento, os jovens músicos executam a Abertura de “Orfeu no Inferno”, primeira opereta de Jacques Offenbach (1819-1880) e a suíte do filme “O Senhor dos Anéis”, de Howard Shore (1946 – ). “Into The Storm”, trilha do longa de mesmo nome, composta por Robert W. Smith (1958 -), encerra a noite em grande estilo.
Concerto da Ospa Jovem

20º Encontro de Violoncelos do Rio Grande do Sul
Quando: Dia 8 de julho, domingo
Horário: 17h
Local: Sala de Concertos da Casa da Música da Ospa
(Av. Borges de Medeiros, 1501 – Centro Administrativo Fernando Ferrari)
Entrada Franca
 
Ospa Jovem – Crédito Maí Yandara
Destaque – Ospa Jovem e Arthur Barbosa Crédito Maí Yandara