Os contadores de histórias

COMPARTILHAR

Não sou jornalista. Sou apenas um publicitário, se fazendo de dublê de um. Mas, nesta cobertura especial que faço, aqui, em Cannes Lions, para a revista Advertising e para a Moove, me sinto parte desta comunidade empolgada, que corre atrás das notícias o tempo todo, para levar, para seus leitores, o que o festival de melhor oferece. Deve ser igual ao que está acontecendo, neste exato momento, na cobertura da Copa do Mundo. Aqui, em Cannes, não deixa de ser, também, uma Copa do Mundo, mas da publicidade.

As mais importantes publicações do mundo, como a Advertising Age, AdWeek, eMarketer, CREATIVE, Brand Republic, Chief Marketer, além das nossas Meio & Mensagem, Propmark, Estadão, Coletiva.net e outras, se fazem presentes, aqui no Press Room, e utilizam todos os novos meios para se comunicarem. Lives do facebook, Instagram stories, videos 360, podcasts, vale absolutamente tudo. Haja tempo para assistir às inúmeras palestras, entrevistas e workshops, no Palais, e em outros locais da Croisette, que estão rolando incessantemente, e escrever sobre as mesmas, de maneira interessante, tentando se sobressair à esta avalanche de informações a que todos estamos submetidos, hoje em dia.

Todo final da tarde, os que fazem a cobertura do Festival, são convidados a receberem, em primeira mão, diretamente dos Presidentes dos Júris das 26 categorias do Cannes Lions, a relação dos vencedores dos Leões. E esta informação fica “sob embargo”, até poder ser liberada para o público em geral, que espera, ansiosamente, por este momento.

Este ano, Cannes Lions se reinventou e houve uma remodelação bastante grande dos prêmios. Cyber, Integrated e Promo Activation saíram da competição. Também foram removidas 120 sub-categorias. A disputa de Industry Craft aglutina peças de Print, Outdoor e Design.

O Festival, inteligentemente, separou as categorias de prêmios e o conteúdo do evento em pilares verticais. Eles são os seguintes:

– Reach – Creative Data, Social & Influencer, PR, Direct, Media
– Communication – Film, Radio & Audio, Print & Publishing, Outdoor, Design, Mobile e Titanium
– Craft – Industry Craft, Digital Craft, Film Craft
– Experience – Brand Experience & Activation, Creative E-Commerce
– Innovation – Innovation e Product Design
– Impact – Creative Effectiveness
– Good – Sustainable Development Goals e Glass
– Entertainment – Entertainment e Entertainment Lions For Music
– Health – Pharma e Health & Wellness

Durante a apresentação do filme vencedor da categoria Film Craft, o grandioso “Hope”, para a Cruz Vermelha Internacional, verifiquei que metade dos jornalistas presentes ficaram de olhos marejados e sentiram, na pele, toda a emoção que alguns trabalhos conseguiram passar.

Enfim, é isso o que faz Cannes Lions ser o que ele é. O nosso trabalho é apenas relatar os fatos, na medida que eles acontecem.