Zero Hei abre suas portas em Porto Alegre com Cozinha Nikkei e balcão exclusivo para apreciadores

642
COMPARTILHAR

Inspirado no melhor avião da Segunda Guerra Mundial, o Zero Hei – Cozinha Nikkei prepara a inauguração de sua unidade na Avenida Nova York, no bairro Auxiliadora, em Porto Alegre. Em funcionamento no formato soft open, essa é a segunda unidade da marca, que já está no mercado há dois anos e meio na Rua Anita Garibaldi com o ZeroSen, que possui foco no street food nikkei e delivery. Já o Zero Hei é focado na experiência e contou com investimento de R$ 500 mil para a criação de uma atmosfera imersiva na cultura, no conceito e na excelência da gastronomia nikkei, repleta das melhores iguarias. Esse é o primeiro passo na direção do crescimento da marca e na ampliação da operação para outras cidades. 

Zero Hei – Por Camila R. Vargas

Uma das grandes atrações do Zero Hei é o Menu Exclusivo servido direto no balcão: uma novidade com alto nível de ineditismo na capital gaúcha. Por ser surpresa, o menu pode contar com salmão (barriga), atum gordo (chamado toro, a barriga), atum magro (chamado akami, a parte do dorso que é magra e avermelhada), peixes brancos (como olhete, dourado e linguado), polvo, vieira canadense (molusco que é considerado por vários chefs da alta gastronomia uma joia do mar), carne wagyu (carne bovina japonesa considerada por muitos a mais exótica e saborosa do mundo), foie gras (uma iguaria típica da França) e enguia (unagui), sempre com opção do uso de azeite trufado.

Criada no Peru, no final do século XIX, quando os primeiros imigrantes japoneses desembarcaram no país andino, a mistura de ingredientes peruanos às receitas dos pratos típicos do Japão fundou essa tradição gastronômica. Com pouco espaço nos lugares que servem sushi na capital gaúcha, a gastronomia nikkei é a essência do Zero Hei.

Combinado Zero Hei – Por Camila R. Vieira

Essa característica de união de elementos dos dois países para a criação de uma identidade gastronômica também está presente na carta de drinks autorais, onde a presença do Pisco e do Sake – bebidas ícones do Peru e Japão – é dominante. São cinco opções à disposição do público, três à base de Pisco (Kabuto, Albaricoque e Orgulhate) e dois à base de Sake (Zero Hei e Campai).

Nicolas Fainstein, empresario a frente do Zero Hei – Por Camila R. Vargas

Para compreender a experiência proposta pelo Zero Hei, é importante entender a inspiração para o nome. Zero – ou melhor, o Mitsubishi A6M Zero – foi um caça leve, com alto poder de manobra e autonomia de voo criado por Jiro Horikoshi. Ele foi a grande surpresa japonesa durante o período de conflito. Os americanos e seus aliados ficaram perplexos de como o Japão tinha conseguido fazer o melhor avião da Segunda Guerra. Esse deslumbramento causado nos especialistas da época é a principal inspiração para a casa. Entre tantos locais que servem sushi em Porto Alegre, apenas o Zero reúne elementos para oferecer a melhor experiência.