Quiz sobre Porto Alegre 4 – Personagens homenageados pela cidade

COMPARTILHAR

Vamos a mais um Quiz sobre as ruas de Porto Alegre. Vamos ver o quanto você sabe dos personagens homenageados pela cidade. Ruas que você cruza diariamente evocam pessoas reais, que viveram um dia em nossa cidade, ou tiveram relevantes serviços prestados ao país, ao Rio Grande e à sua capital.

Responda aí, quem foram:

1- DR. FLORES
a) Luis da Silva Flores, médico nascido em Rio Grande (1815), deputado provincial que morou na então rua Santa Catarina, que mais tarde teria o seu nome.
b) Theodoro Flores, paisagista carioca, radicado em Porto Alegre, responsável pelo primeiro plano urbanístico do Centro Histórico, em 1923.

c) Olímpio José Flores, médico da Santa Casa de Misericórdia, nos anos 1890, responsável pela maternidade do hospital e pela criação da “roda dos excluídos”.

2 – RAMIRO BARCELOS
a) João Pedro Ramiro Barcelos era o proprietário da chácara onde foi se construído o bairro Bom Fim, no início do século 19. Ele doou uma gleba importante para a municipalidade.

b) Ramiro Fortes de Barcellos, médico, primo de Borges de Medeiros, foi ministro plenipotenciário do Uruguai, durante a Revolução Federalista, de 1893.

c) Eustáquio Ramiro Barcelos, primeiro secretário da Agricultura do RS, proprietário dos “Campos da Varzea”, onde viria a ser implantado o Parque da Redenção, nos anos 1830.

3 – GENERAL CÂMARA
a) José Antonio Correia da Câmara foi ministro da Guerra, senador do Império e governador do Rio Grande do Sul no final dos 1880. Após a proclamação da República virou marechal.

b) Antônio Pádua de Câmara foi comandante brasileiro na Guerra da Cisplatina, tendo sido capturado pelas tropas do general Lavalleja e libertado três meses depois pelo Duque de Caxias.

c) Luiz Osório Câmara Leal foi comandante do 3º Exército à época da Guerra do Paraguai. Natural de Porto Alegre morava em um palacete na Rua da Ladeira, que hoje leva seu nome.

4 -IRMÃO JOSÉ OTÃO
a) José Emmanuel Otão de Oliveira foi benfeitor da Beneficência Portuguesa, no início do século 20, fundador do Colégio Rosário e criador da ordem Champagnat.

b) João Abrelino dos Reis, frade da ordem dos Capuchinhos, um dos fundadores da Rede Difusora de Rádio e Televisão e diretor do Instituto de Educação Flores da Cunha, em 1937.

c) José Stefani, professor do Colégio Rosário até 1948, quando assumiu a vice-reitoria da PUC-RS, tendo criado a editora daquela universidade.

5 – GONÇALO DE CARVALHO
a) Antonio Gonçalo de Carvalho foi um frei dominicano português, no século XV e compõe o Padrão dos Descobrimentos, monumento em Lisboa.

b) Gonçalo H. de Carvalho foi um comerciante gaúcho, nascido em Cachoeira do Sul em 1853, dono de uma casa de miudezas importadas em Porto Alegre.

c) Henrique Gonçallo de Carvalho, também conhecido como Dom Henrique, foi o primeiro pároco da Igreja Nossa Terezinha,no bairro Bom Fim.

6 – HILÁRIO RIBEIRO
a) Hilário Ribeiro de Andrade e Silva foi professor e escritor, membro do Parthenon Literário e dono de escola na Azenha, onde estudou o padre Landell de Moura.

b) Jacinto Hilário da Cruz Ribeiro foi médico sanitarista, com destacada atuação durante a Gripe Espanhola, em 1918, tendo ajudado a criar um pavilhão especializado em doenças virais na Santa Casa de Porto Alegre.

c) Luiz Cláudio Hilário Ribeiro foi, nos anos 1930, administrador do Prado de Porto Alegre, localizado na área onde foi construído mais tarde o Parque Moinhos de Vento.

7 -JOÃO ALFREDO
a) João Alfredo Ignácio da Luz foi comerciante português, do ramo de mercearia, um dos primeiros a se estabelecer no nascente bairro da Cidade Baixa, nos idos de 1820.

b) João Luiz Alfredo de Souza foi vereador de Porto Alegre, eleito pela categoria dos trabalhadores na indústria têxtil, no início do século passado. Ele morou no bairro Cidade Baixa, às margens do Arroio Dilúvio, antes de sua canalização.

c) João Alfredo Correia de Oliveira foi ministro dos Negócios do Império e presidente do Conselho de Ministros do Imperador Pedro II, durante a aprovação da Lei Áurea.

8 – ANDRADE NEVES
a) Luiz Andrade Neves da Fontoura foi importante político riograndense durante o período castilhista, sendo presidente do Partido Libertador, que deu sustentação ao movimento de oposição a Borges de Medeiros.

b) José Olímpio Andrade Neves, conhecido também como Visconde de Pirajá, foi deputado imperial e empresário, primeiro sócio de João Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, na eletrificação do Rio de Janeiro.

c) José Joaquim de Andrade Neves, o Barão do Triunfo, lutou ao lado das forças imperiais durante a Revolução Farroupilha e teve importante participação na Guerra do Paraguai.

.
.
.
.
.
.

RESPOSTAS
1 – A
2 – B
3 – A
4 – C
5 – B
6 – A
7 – C
8 – C