Trensurb inicia nova fase de sua campanha de prevenção à Covid-19

67
COMPARTILHAR

Neste mês, a Trensurb começa a veicular materiais de uma nova fase da sua campanha de prevenção à Covid-19. Conforme o gerente de Comunicação Integrada, Jânio Ayres, a nova fase “reforça os cuidados e atenta para a responsabilidade de cada um nesse momento tão difícil da humanidade, que muitos especialistas comparam com uma guerra; numa situação dessas não há como vencer sozinho, são necessárias medidas particulares e coletivas”.

Com o slogan “Os cuidados são os mesmos, mas precisamos reforçar algumas atitudes”, a campanha dá as seguintes orientações aos usuários do metrô:

– use todo o espaço da plataforma enquanto aguarda o trem;
– use a máscara de forma correta;
– saia de casa apenas se for necessário;
– evite sair em horários de pico;
– deixe as janelas dos trens abertas
– evite se alimentar dentro dos trens;
– não retire a máscara nas estações e trens;
– não retire a máscara para falar ao telefone;
– converse com seu empregador e tente flexibilizar seu horário de trabalho.

Desde março de 2020, os conteúdos da campanha da Trensurb são veiculados por meio de avisos sonoros no metrô, na programação do Canal Você – que conta com monitores nos trens e estações –, no site e perfis da empresa nas redes sociais. “Desde março do ano passado, a empresa não tem medido esforços para enfrentar essa pandemia com ações concretas na área operacional e muita seriedade, divulgando todos os protocolos definidos pelas autoridades de saúde. Buscamos manter nossos ‘personagens’ dando essas dicas, com criatividade e leveza”, afirma o gerente Jânio Ayres.

Desde março de 2020, estão sendo realizadas viagens adicionais com trens acoplados (com oito carros ao invés dos quatro usuais). Atualmente, nos horários de pico chegam a circular oito composições com trens acoplados, além de nove trens simples.

Em maio, todas as estações receberam sinalização no piso junto às bilheterias para orientar a formação de filas de modo que os usuários mantenham distância adequada entre eles. As plataformas de algumas das estações mais movimentadas receberam também a aplicação de sinalização no piso buscando orientar os passageiros para que mantenham distanciamento adequado enquanto aguardam para embarcar nos trens.

Desde julho, a Trensurb promove a triagem de metroviários para a Covid-19 com a realização diária de medição de temperatura, além de testes rápidos para a doença. Desde então, já foram cerca de 750 testes realizados.