TAG – Experiências Literárias envia livro de Joyce Carol Oates inédito no Brasil indicado por escritora gaúcha

COMPARTILHAR

A gaúcha Luisa Geisler é a tradutora e curadora do Kit de outubro da TAG – Experiências Literárias. O livro indicado pela autora é a obra inédita no Brasil “Minha vida de rata”, da escritora norte-americana Joyce Carol Oates. Autora vencedora do National Book Awards e frequentemente cotada para o Prêmio Nobel de Literatura, Oates é uma escritora prolífica, com mais de trinta romances publicados, além de livros de contos, ensaios e peças de teatro.

‘Minha vida de rata” é uma obra pungente, que aborda questões sobre racismo, memória e pertencimento, ao narrar a história de Violet Rue Kerrigan, uma jovem exilada de sua família desde os 12 anos. A separação forçada é decorrência de um crime de ódio racial que a garota testemunhou ao presenciar o assassinato de Hadrian Johnsson, um garoto negro da escola onde estuda, por dois de seus irmãos mais velhos. Em uma sucessão de relatos muito vívidos, a jovem Violet contempla o começo da sua infância como a filha caçula e favorita dos Kerrigan, família pobre e de origem irlandesa. Sua trajetória muda drasticamente quando ela denuncia os irmãos, que acabam sendo presos. Em decorrência disso, ela é banida da família, tendo que viver com parentes distantes e completamente isolada. Em meio a abusos sexuais e psicológicos, acompanhamos os dilemas da protagonista durante a adolescência e começo da vida adulta, na busca de sua identidade.

Luisa Geisler é tradutora e autora dos livros “Luzes de emergência se acenderão automaticamente”, publicado em 2014, “De espaços abandonados”, de 2018, “Enfim, capivaras”, de 2019, entre outros. Nascida na cidade de Canoas, em 1991, Geisler já foi duas vezes vencedora do Prêmio Sesc de Literatura, finalista do Prêmio Machado de Assis, semifinalista do Prêmio Oceanos de Literatura e duas vezes finalista do Jabuti. O Kit Curadoria da TAG – Experiências Literárias é enviado para cerca de 27 mil pessoas em todos os Estados do Brasil e no Distrito Federal.