“Sobre Nós”faz última temporada revistando clássicos do Tchekhov no PortoVerão Alegre

189
COMPARTILHAR

O espetáculo “Sobre Nós” faz neste sábado e domingo (8 e 9) as últimas apresentações nos palcos gaúchos na 21ª edição do Porto Verão Alegre (PVA). As sessões acontecem às 21h no Teatro Renascença. A peça estreou em dezembro de 2018 na Cia Stravaganza, passou por temporada no Teatro Carlos Carvalho da Casa de Cultura Mário Quintana e na sala Álvaro Moreyra no ano de 2019 e recebeu seis indicações ao prêmio Olhares da Cena e três indicações ao Açorianos de Revelação, incluindo o de melhor espetáculo.

“O Coletivo Gaivota nasceu com esse espetáculo e com ele fomos muito felizes, mas agora vamos nos dedicar a novas pesquisas e descobertas quanto grupo para construímos outros espetáculos”, destaca Jaques Machado, produtor e ator do grupo. O próximo desafio será a leitura dramática do texto Wonderland Ave. no projeto Transit coordenado pelo Instituto Goethe e com previsão para ser apresentado em meio deste ano durante o festival Palco Giratório.

As últimas apresentações da peça acontecem no PVA dentro da mostra “Palco Tchekhov”que reúne cinco espetáculos baseados em textos do escritor russo: “Os Males do Fumo”, “Dispositivo-Gaivota”, “Sobre Nós”, “Os Palhaços de Tchékhov e “O Pedido de Casamento”. A Cia. Teatrofídico, o Coletivo Errática, o Coletivo Gaivota, Circo Girassol e a Nós Cia. de Teatro sem prévio acordo, estavam trabalhando diferentes textos de Anton Tchekhov. Essa coincidência de interesses, fez com que os coletivos que possuem pesquisas e experiências diferentes se unissem.

A trama – “Sobre Nós” parte dos textos “A Gaivota”, “Jardim das Cerejeiras” e “As Três Irmãs” e apresenta um paralelo dos clássicos com a vida cotidiana. Os anseios sociais e políticos atuais atravessam as figuras que buscam por algum lugar e terminam por encontrar a inexistência dele, mantendo a poesia melancólica potente do autor. Como no Tetris, jogo criado nos anos 80 na Rússia, a trama acontece através de um conjunto de fragmentos que se encaixam dando uma possibilidade contemporânea de leitura sobre quais são as questões que nos afetam hoje.

Ficha Técnica
Direção: Leo Maciel
Direção de movimento: Angela Spiazzi
Produção: Jaques Machado
Elenco: Aline Armani, Felipe Evangelista, Guilherme Fraga, Jaques Machado, Juliana Sixel, Lincoln Speziali e Maria Bufrem
Design de luz: Ricardo Vivian
Operadora de som: Fernanda Favero
Figurinos, Maquiagem e Cabelos: Valquiria Cardoso
Fotos: Gabriella Scott
Duração: 75 minutos
Classificação: 12 anos

SERVIÇO “SOBRE NÓS”
08 e 09 de fevereiro às 21h no Teatro Renascença

Ingressos
Compra antecipada (com descontos especiais)
R$32,00 (inteira)
R$24,00 (banricompras e Clube do Assinante*)