Sexta Jazz AF especial Charles Mingus

COMPARTILHAR

A próxima edição do projeto Sexta Jazz AF apresenta o repertório de uma das figuras mais importantes da música americana do século XX, Charles Mingus. O evento acontece no piso G3 do Iguatemi Shopping, no dia 11 de maio, e conta com a participação do renomado clarinetista baixo, Denis Colin, e dos músicos Tiê Pereira (contrabaixo), Mauro Borghezan (bateria), Sebastian Cavalaro (saxofone) e Leandro Fortes (guitarra).

Mingus foi um baixista, pianista, líder de banda e compositor. Nascido em uma base militar em Nogales, Arizona, em 1922, e criado em Watts, Califórnia, suas primeiras influências musicais vieram da igreja – coro e canto de grupo – e de ouvir Duke Ellington no rádio quando tinha apenas oito anos de idade.

Em Nova Iorque ele tocou e gravou com os principais músicos da década de 1950, como: Charlie Parker, Miles Davis, Bud Powell, Art Tatum e o próprio Duke Ellington. Mingus logo se viu na vanguarda da vanguarda e gravou, ao longo de sua carreira, mais de cem álbuns e escreveu mais de trezentas partituras, transitando no bebop, cooll jazz e hardbop dos anos 1940 aos 1970.

O projeto Sexta Jazz AF é viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura com os patrocínios de Engie Energia Brasil e Allflex. Apoio de Iguatemi Florianópolis, Secretária Municipal de Cultura, Esporte e Juventude. A Coordenação é da Marte Inovação Cultural e a realização da Aliança Francesa Florianópolis, do Ministério da Cultura e Governo Federal.

Serviço
O que? Sexta Jazz AF especial Charles Mingus
Quando? 11 de maio, 20h
Onde? Piso G3 do Iguatemi Florianópolis
Como? Entrada Gratuita