OSPA abre as portas do Palacinho no Dia Estadual do Patrimônio Cultural

452
COMPARTILHAR

No próximo domingo (18), a partir das 10h, o Palacinho – atual espaço da Escola de Música da OSPA – abre as portas do local construído sob pretextos históricos que remetem à Segunda Guerra Mundial.

A programação tem início com uma palestra realizada pelo atual diretor artístico e maestro da OSPA, Evandro Matté, que irá abordar a importância da orquestra como patrimônio cultural do Rio Grande do Sul. Na sequência, a Camerata da OSPA Jovem – estudantes do Conservatório Pablo Komlós – prepara um recital especial, aliada de uma apresentação dos instrumentos utilizados. Ainda dentro do cronograma, será realizada uma exposição de parte do acervo da Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, seguida por uma visita guiada pelo prédio em estilo neoclássico encomendado para abrigar o Conde Galeazzo Ciano, genro do ditador italiano Benito Mussolini, que na época viajava pela América Latina e marcou uma passagem pela capital do Estado, o que acabou não acontecendo. Posteriormente, o local foi desapropriado e tornou-se residência de diversos vice-governadores do Estado.

O Dia Estadual do Patrimônio Cultural, criado em 2019 pela Secretaria da Cultura (Sedac), ocorre no terceiro fim de semana de agosto. As atividades serão realizadas nos dias 17 e 18 e têm como objetivo divulgar e promover o patrimônio do Estado, aproximando a comunidade no debate sobre preservação. As atividades visam o entendimento de patrimônio enquanto manifestação que une passado, presente e futuro como forma de valorização da identidade cultural. Dentro da programação, dezenas de prédios históricos do Rio Grande do Sul abrirão as portas para a comunidade, realizando visitas guiadas, exposições, palestras, bate-papos e apresentações musicais.
Confira a programação completa: https://www.cultura.rs.gov.br/programacao

Dia Estadual do Patrimônio Cultural | OSPA
Quando: 18 de agosto, domingo, a partir das 11h
Onde: Palacinho – Escola de Música da OSPA (Av. Cristóvão Colombo, 300 – Floresta)
Entrada franca

Cronograma
10h – início da exposição de parte do acervo da Fundação OSPA
11h – palestra Orquestra OSPA Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul
11h30 – recital Camerata da OSPA Jovem e apresentação de instrumentos
12h15 – visita guiada pelo prédio
17h – encerramento da exposição